Conceição da Barra confirma segundo óbito pelo novo coronavírus
20 de junho de 2020Foto: Divulgação
A Prefeitura de Conceição da Barra confirmou nesta tarde o segundo óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no município. A segunda vítima da doença é um homem, 67 anos, morador da Sede, que testou positivo e estava hospitalizado em São Mateus desde o início deste mês. O paciente apresentava comorbidade e fazia tratamento com médico pneumologista.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica o município já contabiliza 112 casos notificados, 60 descartados, 15 suspeitos, 37 confirmados e 2 óbitos.
Ainda segundo a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, 17 pacientes já estão curados da doença e outros 3 ainda continuam hospitalizados.
Os 3 novos casos foram somados ao total do Estado e constam no Painel Covid-19 Secretaria de Estado da Saúde (https://coronavirus.es.gov.br/painel-covid-19-es).
Novos casos
A secretaria Municipal de Saúde está monitorando 4 novos casos confirmados em Conceição da Barra, nestes dois últimos dias, sendo que 3 resultados positivos para Covid-19 foram registrados na Sede e 1 caso foi confirmado no Distrito de Braço do Rio.
Um dos pacientes positivados é um homem, 29 anos, e que manifestou sintomas da doença após contato domiciliar com outra pessoa já contaminada pelo novo coronavírus.
Ao apresentar os sintomas compatíveis com a doença, conforme critérios definidos em nota técnica do Ministério da Saúde, o paciente passou pelo teste rápido realizado pelos profissionais de saúde do município, confirmando a contaminação.
Outros pacientes são 2 mulheres. Uma moradora da Sede, 43 anos, também apresentou sintomas após contato domiciliar de caso confirmado. A outra, 41 anos, que tem comorbidade, mora em Vitória e possui imóvel na Sede do município. Ela realizou o teste rápido após manifestar sintomas da doença, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A última paciente, uma mulher de 58 anos, que também testou positivo para Covid-19 é moradora do Distrito de Braço do Rio. Ela apresentou sintomas compatíveis com a doença e possui comorbidade, mas permanece estável e em isolamento domiciliar.
Prevenção
A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Como até o momento não há tratamento específico para a doença, é fundamental manter alguns cuidados como o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a etiqueta respiratória:
- Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
- Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
- Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.
Valedoitaúnas