Conceição da Barra comemora o “Dia Municipal do Poeta” nesta terça-feira (11)
10 de abril de 2023Manoel Duarte da Cunha, autor da Letra do hino oficial de Conceição da Barra – Foto: Divulgação
Em dezembro de 2022, foi sancionada a Lei do “Dia Municipal do Poeta” em homenagem a Manoel Duarte da Cunha, autor da Letra do hino oficial de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, e a todos fazedores de poesia da cidade. A partir desse ano, 11 de abril, data do nascimento desse grande artista barrense passa a integrar o calendário oficial de eventos do município.
Para comemorar essa data tão significativa, a Prefeitura de Conceição da Barra, através das Secretarias de Cultura, de Educação e a de Turismo está realizando o Projeto “Dia Municipal do Poeta”, que acontecerá entre os dias 10 a 12 de abril. A ação cultural prevê um sarau de poesias em Itaúnas, na Sede e em Braço do Rio.
Escritora Bernadette Lira participará das comemorações – Foto: Facebook
Bernadette Lyra, escritora barrense de renome nacional e neta de Manoel Duarte da Cunha estará presente para abrilhantar as comemorações. Ela estará em companhia de sua assessora e também escritora, Lívia Corbellari.
O Sarau constará da declamação de poesias por alunos das escolas do município e se apresentarão:
1 Dia 10: às 14h, na EMEF Benônio Falcão de Gouvêa, em Itaúnas;
2 Dia 11: às 8h, na Praça do Cais, na Sede do município;
3 Dia 12: às 8h30, na EMEF Jorge Dufles Andrade Donati, no Distrito de Braço do Rio.
Vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra Salomão da Silva Pinto – Foto: Severino Vieira de Paula
Segundo o poeta, Salomão da Silva Pinto, vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra e idealizador do projeto, o “Dia Municipal do Poeta”, instituído através da Lei Municipal de nº 2.968, de 13 de dezembro de 2022 é um sonho que ele tentava realizar a anos e através do apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Isaque Maia Eloi e do prefeito Walyson José Santos Vasconcelos, esse ideal pode se concretizar.
Salomão afirma que a Lei do “Dia Municipal do Poeta” também cria a Comenda de Mérito Poético Manoel Duarte da Cunha. Porém, esta ação do projeto só será realizada pela Câmara Municipal a partir de 2024, completou.
Presidente da Câmara de Vereadores, Isaque Maia Eloi – Foto: Severino Vieira de Paula
O “Dia Municipal do Poeta” traz a reflexão sobre o poder da linguagem e viabiliza a difusão de diferentes línguas por meio dessa forma literária. Além de ressaltar a importância das produções e diversidade das línguas, serve para atrair a atenção dos mais jovens em relação aos grandes poetas e os novos autores”, disse o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Isaque Maia Eloi.
Para o parlamentar, a criação dessa data tem o objetivo de promover a diversidade das línguas, “já que, por meio da poesia, os idiomas ameaçados terão maiores possibilidades de se expressar dentro de suas respectivas comunidades.
Dia Nacional da Poesia
No Brasil, dedicamos um dia para celebrar a poesia nacional. Até meados do ano de 2015, a data era comemorada em 14 de março, uma homenagem a um dos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho, nessa data, no ano de 1847, porém, essa celebração não era oficial.
Houve uma proposta de lei para que a comemoração fosse oficializada no dia 14 de março, mas o projeto foi arquivado. A presidente Dilma, então, em 3 de junho de 2015, sancionou a Lei 13.131/2015, que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia. Esse Projeto de Lei, sugerido pelo senador Álvaro Dias, teve proposta aceita para que o Dia Nacional da Poesia fosse comemorado no dia 31 de outubro, nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade".