Como melhorar a rotina noturna para dormir melhor?
23 de maio de 2020A qualidade do sono noturno tem um efeito claro nas nossas atividades diárias. Quais hábitos devemos adotar para dormir melhor?
Foto: Divulgação
Manter uma boa rotina noturna é essencial para que possamos dormir melhor e manter uma boa saúde física e psicológica. Uma boa noite de sono traz muitos benefícios para o nosso corpo. Estabiliza a pressão sanguínea, aumenta o rendimento e a atividade intelectual, melhora a memória e a concentração e reduz a ansiedade e o estresse.
A qualidade de vida é muito maior quando temos boas noites de sono. No entanto, para muitas pessoas, pegar no sono é muito difícil. O corpo parece não estar cansado ou a mente trabalha a mil e fica pensando no trabalho ou em alguma outra preocupação.
A privação de sono pode se tornar crônica e afetar seriamente a vida de uma pessoa. Pode causar uma piora no rendimento, mau humor, irritabilidade e exaustão. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a sua rotina noturna e dormir melhor.
O ritual noturno antes de dormir
A falta de um sono reparador à noite afeta significativamente a qualidade de vida, reduzindo o nosso rendimento e energia – Foto: Divulgação
Para passar do estado de alerta para o sono profundo, precisamos passar por um estágio de transição. Quando temos bons hábitos de transição, é mais fácil adormecer. Por outro lado, se a nossa rotina ao final do dia não for a mais apropriada, ela poderá afetar a nossa capacidade de desconectar e descansar.
Muitas vezes a noite é o único momento em que temos tempo para revisar determinadas contas, conversar com amigos, estudar, limpar a casa ou fazer o trabalho para o dia seguinte.
Esses hábitos fazem com que a hora de dormir seja adiada cada vez mais e nos levam a continuarmos ativos além do recomendado. Isso pode afetar a nossa capacidade de adormecer.
Nosso corpo está nos avisando que está cansado e que quer dormir, mas não o ouvimos. Então, a hora do sono passa e fica difícil adormecer na hora apropriada. Isso não significa que devemos ir para a cama muito cedo, ou que temos que parar de fazer todas as coisas que fazemos à noite.
O importante é limitar as tarefas e se forçar a parar em um determinado momento. A partir dele, devemos nos dedicar a atividades mais relaxantes e agradáveis, até entrarmos em um estado de relaxamento que nos permita adormecer e dormir profundamente durante a noite.
Menos luz e nada de dispositivos eletrônicos
Alguns hábitos, como trabalhar até tarde e estar exposto às telas de dispositivos eletrônicos antes de dormir, podem afetar a nossa capacidade de pegar no sono – Foto: Divulgação
Para trazer nosso corpo e, acima de tudo, nossa mente a um estado de relaxamento que nos permita dormir, é necessário eliminar os estímulos pelo menos trinta minutos antes.
A primeira coisa a fazer é fechar as cortinas e manter apenas luzes suaves acesas. Nossos olhos detectam a luz e enviam sinais ao cérebro para permanecermos acordados.
A luz emitida pelas telas de televisão, computador e telefone celular também é prejudicial para esta fase de transição. Evite ficar trocando mensagens, navegando nas redes sociais e reproduzindo vídeos no celular até tarde.
Além disso, também não é aconselhável assistir televisão até muito tarde. Todos esses são estímulos para o nosso cérebro, não apenas por causa da luz, mas também por causa do som que emitem. Luz suave e silêncio são os melhores aliados para preparar nosso cérebro para descansar.
Recomendações para a rotina noturna
Os hábitos alimentares noturnos também podem afetar o nosso estado na hora de dormir – Foto: Divulgação
Há muitas outras coisas que podemos fazer para melhorar a rotina noturna e dormir melhor. Uma delas é prestar atenção no que comemos. Refeições muito pesadas durante a noite forçarão nosso corpo a trabalhar para digerir os alimentos. Isso vai nos impedir de dormir bem.
Ir para a cama com fome também não é uma boa ideia. Idealmente, faça uma refeição leve, mas suficiente para não ter fome, pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Algumas bebidas estimulantes também podem afetar o sono. Não é recomendável tomar café, chá ou bebidas energéticas após o meio da tarde.
Além disso, outra recomendação é usar a cama apenas para dormir. É interessante saber que, quando usamos a cama para outras atividades, como comer, estudar ou assistir televisão, o cérebro estabelece uma conexão entre a atividade e a cama.
Com isso, a cama se torna um fator de estimulação e, quando nos deitamos, nosso sistema nervoso é ativado. Obviamente, uma exceção a isso é o sexo, que, sendo uma atividade relaxante, nos ajudará a dormir melhor.
Valedoitaúnas/Informações iG