Como cautela por conta da pandemia volta às aulas será remota em Pinheiros
04 de fevereiro de 2021Secretária de Educação, Marinete Zamprogno Ziviani com diretores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Foto: Divulgação/PMP
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo, voltam às aulas remotamente no próximo dia 22. Já na segunda-feira (8), os professores iniciam, de forma presencial – nas escolas – as atividades de planejamento das aulas, obedecendo todas as medidas de combate ao avanço do coronavírus.
O retorno às aulas, ainda dentro do projeto “Encurtando Distância na Aprendizagem”, implantado em 2020, visa dar continuidade ao aprendizado de modo eficiente, mas propiciando segurança sanitária aos alunos, familiares e educadores.
A secretária municipal de Educação, Marinete Zamprogno Ziviani, esclarece que o modelo de ensino é similar ao Ensino A Distância (EAD), no entanto, não é permanente e as aulas presenciais irão voltar em data ainda a ser definida, quando houver a segurança necessária.
A decisão foi comunicada à diretores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental durante a primeira reunião pedagógica do ano, quando o Planejamento Estratégico para o retorno às aulas de 2021 foi apresentado. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (3) na Secretaria Municipal de Educação.
A exemplo do ano passado, os estudantes irão receber os materiais impressos, os professores transmitirão a explicação dos conteúdos e os alunos poderão dirimir dúvidas com os educadores. Tudo isso por meio de plataformas virtuais, como o Whatsapp, com a utilização de recursos do app – áudios e vídeos – e e-mails, por exemplo. Na sequência, tudo será corrigido pelos mestres.
Secretária Municipal de Educação, em Pinheiros – Foto: Divulgação/PMP
Experiência de sucesso
O Encurtando Distância na Aprendizagem foi iniciado em maio de 2020, após paralisação de dois meses em razão de medidas que visam conter o avanço do coronavírus. Ainda no ano passado, professores consideraram o projeto um sucesso.
O Encurtando Distância na Aprendizagem, que é pioneiro na região, desenvolve atividades pedagógicas não presenciais para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), tanto por meio do acesso à internet quanto através de materiais impressos, para aqueles que não têm acesso à internet.
O novo formato foi planejado para conciliar o prosseguimento do calendário escolar municipal e os cuidados sanitários recomendados.
Valedoitaúnas