Comitiva do Brasil posa sem máscara no embarque e de máscara em Israel
07 de março de 2021Foto oficial do embarque mostra grupo sem proteção e com proteção na chegada em Israel – Foto: Reprodução
Duas imagens, de momentos distintos, da comitiva brasileira que embarcou para Israel chamaram a atenção. Na saída do Brasil, no sábado (6/3), a equipe composta por 10 pessoas posou ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sem máscara. No entanto, na chegada ao país do Oriente Médio, neste domingo (7/3), os integrantes do grupo usavam o equipamento de proteção.
A imagem da chegada da comitiva foi compartilhada pelo perfil do Palácio do Itamaraty no Twitter.
A comitiva está em Israel para viabilizar um acordo que permita testes, com a população brasileira, do spray nasal EXO-CD24. O medicamento é uma das apostas do governo federal para o combate à Covid-19 – a droga ainda não tem eficácia comprovada contra a doença causada pelo novo coronavírus.
Israel é um dos países que mais vacinaram do mundo. De acordo com dados divulgados pelo governo local, 53% dos cidadãos já receberam, ao menos, uma dose da vacina da Pfizer. Por isso, a nação está reabrindo, gradualmente, empresas, escolas e aeroportos. Mesmo assim, as medidas de proteção são obrigatórias, como o uso de máscaras, o distanciamento social o e aumento da higiene.
Saída da comitiva da Base Aérea de Brasília – Foto: Alan Santos/PR
Compõem o grupo brasileiro o Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, o Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten, o assessor especial para assuntos internacionais do Planalto, Filipe Martins, e os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Hélio Negão.
Chegada da comitiva em Israel – Foto: Alan Santos/PR Twitter
Máscaras
Apesar da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das secretarias de saúde dos estados, o presidente Jair Bolsonaro tem se manifestado contra o uso do equipamento – assim como os principais ministros e apoiadores do chefe do Executivo.
Bolsonaro, em live recente, afirmou que “estudo de uma universidade alemã” apontava efeitos colaterais do uso de máscaras – a pesquisa, na verdade, era uma enquete sem validação científica.
Valedoitaúnas/Informações Metrópoles