‘Comeu, dormiu’: 5 alimentos que te ajudam a dormir melhor
17 de abril de 2024Além de chás e combinações de ervas calmantes, alguns alimentos podem te ajudar a dormir melhor e são excelentes opções de lanchinhos da noite e jantar
O grão de bico é o melhor alimento para ingerir pouco antes de dormir – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Se você utiliza chás e combinações de ervas para dormir melhor e evitar a insônia, pode experimentar alguns alimentos como frutas e legumes que auxiliam na hora do sono.
Estes alimentos são excelentes opções de lanches da noite ou até jantar, já evitando combinações pesadas de digestão demorada, o que pode acarretar em maior dificuldade para dormir.
Cereja
Cereja é um dos alimentos que contribuem para a qualidade do sono – Foto: Divulgação/ND
Entre os cinco alimentos está a cereja, que é rica em antioxidantes, com função anti-inflamatória e imunitária, além de flavonoides – antocianinas-, ácido elágico e ácidos fenólicos.
A cereja também é fonte de vitamina A, carotenoides e vitamina C e de minerais como potássio, magnésio e fósforo, mas a principal proriedade dela que auxilia no sono é a melatonina – hormônio importante na melhoria da qualidade do sono.
Grão de Bico
O grão de bico é rico em cálcio, contém boas quantidades de vitamina K e fósforo. Juntos, os nutrientes ajudam o fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas e doenças que afetam os ossos, como a osteopenia e a osteoporose.
Para o sono, a principal propriedade do Grão de Bico é o triptofano, um aminoácido que pode ajudar a melhorar o sono. O triptofano é convertido em melatonina no cérebro, assim como em serotonina, um neurotransmissor que promove o sono e o relaxamento.
Mel
Mel também possui propriedades calmantes, que contribuem para a qualidade do sono – Foto: Prefeitura de São Joaquim/Divulgação
O Mel é delicioso e um aliado na hora de “enganar” o cérebro para evitar o açúcar refinado. Capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre.
Mas os benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante.
Estudos confirmaram a eficácia do Mel na melhora do sono, diminuição da agitação, pensamento desorganizado, distúrbios perceptuais, emocionais e de atenção.
Leite
O costume de tomar um copo de leite morno antes de dormir faz sentido, já que a bebida tem propriedades que estimulam o bem-estar – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Além dos chás, muita gente é adepta de um copo de leite morno antes de dormir, a combinação com o mel pode potenciar os efeitos calmantes e relaxantes da bebida.
Mas porque o leite ajuda a dormir melhor? O leite possui em sua composição proteínas que, quando digeridas, liberam um aminoácido chamado triptofano, que participa da produção de serotonina.
Essa substância, encontrada no cérebro, promove sensação de bem-estar no corpo e regula o sono.
Camomila
Camomila é uma das ervas mais conhecidas com propriedades calmantes – Foto: Reprodução/Pixabay
Por último a mais conhecida de todas as ervas como atuante em uma noite melhor de sono. A camomila tem propriedades ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Essas propriedades auxiliam na condução de uma rotina de relaxamento e melhoria da qualidade do sono.
(Fonte: ND+)