Home - Economia - Comércios continuam fechados até o dia 19, diz Casagrande

Comércios continuam fechados até o dia 19, diz Casagrande

11 de abril de 2020

 

O governador disse que durante a semana estudos serão feitos para se estimar data de retorno das atividades

Comércios continuam fechados até o dia 19, diz CasagrandeFoto: Reprodução

Em pronunciamento transmitido pela internet neste sábado (11), o governador Renato Casagrande anunciou que os comércios não essenciais continuarão fechados por mais uma semana, até o dia 19 de abril.

Ele ressaltou que a decisão de reabrir os comércios que hoje estão fechados vai se basear no mapa do coronavírus no Estado, que vai mostrar as áreas com mais casos e aquelas que podem reabrir as lojas.

Somente os serviços essenciais à população permanecem abertos, como: supermercados, pet shop, distribuidores de gás de cozinha, padarias, postos de combustíveis, comércios atacadistas, feiras livres, lojas de conveniências e restaurantes.

Na última semana, Casagrande flexibilizou a abertura de outras atividades comerciais, sendo as lojas que vendem chocolate – por conta do período de Páscoa –, materiais de construção e de serviços automotivos. As lojas trabalham com a carga horária reduzida, sendo das 10h até as 16h.

Possibilidade de abertura

Casagrande afirmou ainda que há possibilidade da abertura de alguns setores do comércio a partir do dia 20.  A decisão irá acontecer após avaliação de uma equipe do governo. Ainda segundo o governador, a nova análise já começa na próxima segunda-feira (13).

"Um grupo de trabalho nosso vai conversar com o setor produtivo, com os trabalhadores, com os empreendedores, com o Ministério Público, e outras instituições, para que semana que vem a gente construa possibilidades de retomada segura de algumas atividades a partir da outra segunda-feira", afirmou o governador.

O que pode funcionar

Prestadores de serviços e indústrias em geral; farmácias; comércio atacadista; distribuidoras de gás de cozinha e água; supermercados; padarias; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniências; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimentos de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; restaurantes às margens de rodovias estaduais.

O que funciona de 10h às 16h

Lojas de venda de materiais de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores; restaurantes em áreas urbanas.

O que não funciona

Estabelecimentos comerciais; escolas, universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; agências bancárias; concessionárias prestadoras de serviço público; cinemas, teatros e museus; boates e casas de shows; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esporte; parques públicos.

Delivery

Serviços de entrega (delivery) podem funcionar sem restrições, para todos os estabelecimentos.

Falta de coordenação nacional

Renato Casagrande criticou o fato de não haver uma coordenação nacional para que os estados adotem medidas unificadas.

“Temos um decreto que vai até amanhã, e esses dias tem sido de decisões muito difíceis. Nós nunca vivenciamos uma crise como essa. Por mais que a gente se esforce para enfrentar uma crise mundial, nossas forças são pequenas, precisamos de uma coordenação nacional. Essa coordenação nacional poderia estar nos orientando. Enquanto a gente não tem essa coordenação nacional, a gente vai discutindo com os ministros do governo, vai tomando medidas para complementar medidas do governo federal”, disse o governador.

Valedoitaúnas



banner
banner