Comércio em Boa Esperança continua fechado até o dia 31
28 de maio de 2020Foto: Divulgação
Com o objetivo de reduzir o avanço de casos de contaminação pelo novo coronavírus no município, a Prefeitura de Boa Esperança, no Norte do Espírito Santo, prorrogou o lockdown no município, até o dia 31. A decisão foi tomada na tarde de segunda-feira (25), após reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas.
“Temos mantido diálogo entre o poder público e o setor privado, também representado pela CDL, para encontrar alternativas econômicas, com segurança, e gradativamente implementar medidas para flexibilizar o funcionamento do comércio. Tivemos aumento de casos e o município ultrapassou o seu limite, mudando de nível moderado para nível alto de contaminação em menos de 15 dias, e isso não nos dá outra alternativa, a não ser prorrogar o lockdown. No momento, a nossa prioridade é cuidar da saúde da população esperancense”, ressaltou o prefeito Lauro Vieira.
Conforme o Decreto 6.547/2020, publicado terça-feira (26), o comércio em geral permanece fechado, mas poderá receber sua demanda por meio de telefone, aplicativo, ou outro tipo de comunicação digital ou eletrônica, oferecendo produtos somente por meio de entregas domiciliares (delivery), sendo proibido o consumo de produtos no local do estabelecimento comercial.
O funcionamento de hospitais, clínicas, laboratórios e demais serviços de saúde e postos de combustíveis, ficam obrigados a adotarem os procedimentos obrigatórios preventivos à disseminação do novo coronavírus.
Lotéricas e Autoatendimentos Bancários
O novo decreto que reforça as medidas de prevenção estabelecidas nos decretos anteriores permite que os autoatendimentos bancários, correspondentes bancários e lotérica continuem funcionando, mas somente no horário de 8h às 14h, devendo os estabelecimentos se responsabilizarem pela organização das filas na área externa, respeitando a distância mínima de 1,5m entre cada cliente, uso de equipamentos de proteção individual, bem como priorizar àqueles pertencentes ao grupo de risco. O funcionamento desses estabelecimentos no sábado e no domingo continua não autorizado.
Valedoitaúnas