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Começam as obras da Ciclovia da Vida no vão central da Terceira Ponte

03 de maio de 2022

Começam as obras da Ciclovia da Vida no vão central da Terceira PonteCasagrande em visita ao canteiro de obras da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte – Foto: Hélio Filho/Secom

Mais duas fases nas obras de ampliação da Terceira Ponte e construção da Ciclovia da Vida tiveram início nessa segunda-feira (2). O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou o início da montagem da ciclovia e do mirante no vão central da ponte, além da concretagem da ampliação da pista. Com as novas fases, o número de frente de trabalhos em execução de maneira simultânea passa de quatro para seis.

“Essa é uma obra de referência na engenharia do País e que trará muito orgulho aos capixabas. Começamos a montagem da ciclovia no vão central utilizando alpinistas. Neste local haverá um mirante em cada lado. Além da mobilidade urbana, a obra servirá de proteção para pessoas que estão em um momento de dificuldade e tentam tirar sua própria vida. Além disso, será um local de valorização do nosso turismo. Também iniciamos a concretagem da nova mureta da ponte que servirá para a ampliação de uma via de cada lado”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a execução da obra está sendo feita das pontas para o centro. “Agora vamos começar essas frentes no vão central que seguem em sentido as extremidades da ponte. Nessa etapa, será necessário a utilização de alpinistas para executar a montagem do quick-deck, que é o andaime suspenso que possibilita a execução dos trabalhos”, comentou.

O projeto da Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023. Essa é uma das obras prioritárias do Governo na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

O anteprojeto da Ciclovia da Vida propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas da ciclovia serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Números da obra

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 240

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas

Valor do investimento: R$ 127 milhões

Prazo de execução: maio de 2023

Valedoitaúnas



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