Comandantes das Forças Armadas serão todos substituídos
30 de março de 2021Ministério da Defesa confirma a mudança nos comandos das Forças Armadas; Troca completa foi um pedido do presidente Jair Bolsonaro
Comandantes das Forças Armadas serão todos substituídos – Foto: Reprodução: iG Minas Gerais
Após uma reunião entre o oficialato, o Ministério da Defesa confirmou a mudança nos comandos das Forças Armadas. Informações é de que a troca completa, e de maneira simultânea, foi um pedido do presidente Jair Bolsonaro.
Confira a nota:
Reprodução
A renúncia coletiva acontece em apoio ao desligamento de Fernando Azevedo e Silva do governo. Os três comandantes se reuniram na noite da última segunda-feira (29) e definiram a saída.
O general Braga Netto, recém nomeado ministro da Defesa, pediu para que uma reunião fosse realizada nesta terça-feira (30). O resultado, porém, foi o mesmo.
Bastidores
Informações do jornal Estadão relatam que o encontro foi tendo e com momentos que beiraram a insubordinação do almirante Ilques Barbosa, da Marinha. Edson Pujol deixou claro a Braga Netto que as Forças Armadas "não dariam um passo que possa contrariar a Constituição" ou que atestassem contra a autonomia entre os poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário.
Ilques Barbosa, da Marinha; Edson Leal Pujol, do Exército; e Antônio Carlos Bermudez, Aeronáutica; serão todos exonerados a pedido do presidente Bolsonaro – Foto: Reprodução
Requisitos básicos
A nomeação do general Braga Netto como ministro de Defesa impata diretamente na escolha dos novos comandantes das Forças Armadas. Isso porque, de acordo com a hierarquia militar, aquele que 'dá as ordens' deve ser mais velho.
Valedoitaúnas/Informações iG