Home - Economia - Com seca e falta de insumos, produção de leite no...

Com seca e falta de insumos, produção de leite no ES registra queda

30 de julho de 2023

Os 451 mil litros produzidos em 2011 passou para 362 mil em 2021, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura

Com seca e falta de insumos, produção de leite no ES registra quedaFoto: By FreePik

A produção de leite no Espírito Santo registrou uma queda de 20% em dez anos. De 451 mil litros produzidos em 2011, o volume passou para 362 mil em 2021. A informação é da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag).

O Espírito Santo é o 18º Estado com maior produção de leite no Brasil, tendo as cidades de Ecoporanga, Presidente Kennedy e Alegre como as principais produtoras.

A diminuição, no entanto, atingiu também municípios como Nova Venécia. O secretário de agricultura da cidade, Bruno Pilon Bastianello, contou que a diminuição de mais de 60% forçou muitos produtores a migrarem de ramo.

"Aproximadamente uma queda de 60% a 70% da produção de leite, então alguns produtores migraram para outras atividades, como por exemplo o café e a pimenta do reino, fortes atividades econômicas do nosso município", disse.

O que levou a queda na produção de leite no ES?

Muitos motivos podem estar relacionado a queda no volume de leite produzido no Espírito Santo. Segundo Bruno, a secas e outros fatores, como a falta de insumos, são os principais fatores que contribuíram para este cenário.

"Diversos fatores contribuíram para essa diminuição da atividade leiteira, como secas que passamos. Estamos também com dificuldade de compra de insumos".

Por conta disso, alguns produtores precisaram se reinventar. Como é o caso de Adenilson Rodrigues, que decidiu investir no beneficiamento e tem hoje sua própria indústria de queijos. Por ali são produzidos frescal, parmesão, meia cura e o padrão.

"A gente vendia leite como laticínio, só que hoje se continuasse, não estivesse tirando leite. Montei minha agroindústria para agregar valor à nossa matéria-prima", afirmou.

(Fonte: Folha Vitória)



banner
banner