Home - Geral - Com ocupação de leitos em 79%, ES vai reavaliar recebimento...

Com ocupação de leitos em 79%, ES vai reavaliar recebimento de pacientes com Covid-19 de outros estados

09 de março de 2021

Chegando a 80%, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) disse que estado pode parar de receber pacientes. Nesta segunda-feira (8), a ocupação de leitos de UTI no Espírito Santo é de 79,01%

Com ocupação de leitos em 79%, ES vai reavaliar recebimento de pacientes com Covid-19 de outros estadosES chega a 79% de ocupação de leitos – Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) comunicou ao governo de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (8), que pode suspender o recebimento de pacientes de outros estados se a taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de Covid-19 chegar a 80%.

De acordo com a atualização de segunda-feira (8) do Painel Covid-19, do governo do estado, a ocupação de leitos em todo o Espírito Santo é de 79,01%. No entanto, nesse domgingo (7), a ocupação chegou a 80,97%.

"O governo do Espírito Santo estabeleceu 80% de ocupação de leitos Covid-19 como um alerta para suspender a vinda de pacientes de outros estados. Neste caso, foi informado ao governo catarinense que a garantia da oferta estaria submetida a avaliação do comportamento da ocupação nos próximos dias", informou a Sesa, em nota.

O superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina, tenente-coronel Diogo Bahia Losso, explicou que, em função da crescente demanda de leitos pela população capixaba, as 16 vagas anunciadas pelo governo do Espírito Santo não estão mais garantidas.

"O estado do Espírito Santo está tendo um aumento da demanda por leitos de UTI e é possível que nós tenhamos uma interrupção dessa missão antes de conseguirmos completar a transferência dos pacientes para os 16 leitos de UTI que foram ofertados em necessidade da demanda da população capixaba", disse Losso.

Segundo Losso, nesta terça-feira (9), dois pacientes de Santa Catarina serão enviados para tratamento no Espírito Santo e, depois disso, a situação será reavaliada diariamente.

Com ocupação de leitos em 79%, ES vai reavaliar recebimento de pacientes com Covid-19 de outros estadosPaciente de Santa Catarina chega ao Espírito Santo para tratamento de Covid-19 – Foto: Divulgação/ Sesa-ES

Transferência de pacientes

Até esta segunda-feira (9), o Espírito Santo recebeu três pacientes de Santa Catarina para tratamento de Covid-19. Um deles teve óbito confirmado no último sábado (6).

A Sesa disse, ainda, que já disponibilizou 80 leitos para transferência de pacientes do Amazonas, Rondônia e Santa Catarina.

Em janeiro, o estado recebeu 36 pacientes com Covid-19 transferidos de Manaus, sendo que seis amazonenses morreram durante o tratamento no estado capixaba. Em fevereiro, o estado recebeu pacientes vindos de Rondônia.

Leitos

Em Vitória, dos seis hospitais que atendem pacientes com Covid-19, dois estão com as enfermarias destinadas ao tratamento da doença totalmente ocupadas. Com relação aos leitos de UTI, dois hospitais de Vitória estão com 100% de ocupação, e outros dois estão com 80% de ocupação.

Para atender a demanda de infectados pelo vírus no estado, o governador Renato Casagrande (PSB) informou que está ampliando a oferta e o objetivo é chegar a 900 leitos até o final de abril.

Valedoitaúnas/Informações G1 ES



banner
banner