Home - Geral - Com mais 11 registros, sobe para 28 o número de...

Com mais 11 registros, sobe para 28 o número de casos suspeitos de coronavírus no ES

09 de março de 2020

Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa), informam que 45 casos foram descartados desde o início do surto

Com mais 11 registros, sobe para 28 o número de casos suspeitos de coronavírus no ESFoto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa) divulgou na noite desta segunda-feira (9) os novos números de casos do coronavírus no Estado.

Subiu em 11 o número de registros suspeitos de infecção pelo Covid-19 no Estado. Com isso, são 28 os pacientes sob investigação. Além disso, já foram descartados 13 casos.

Segundo a Sesa, todos os casos são de pessoas que viajaram recentemente ao exterior para países que estão na lista de mais afetados, como a Itália.

Kits

A Sesa recebeu na tarde desta segunda-feira (9), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), 10 kits para testagem do novo coronavírus no Estado, o que permitirá a testagem de 240 amostras que não precisarão mais serem encaminhadas para o Rio de Janeiro.

Durante esta semana uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) passará por treinamento na Fiocruz e a previsão é que a partir da próxima semana as análises comecem a ser feitas, informou a secretaria. “Até lá, as amostras negativas para vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório continuarão sendo enviadas para o Instituto”.

De acordo com o coordenador do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a confirmação ou exclusão dos casos suspeitos, no laboratório do próprio Estado, além de permitir um resultado mais ágil, trará uma resposta mais rápida para a Vigilância Epidemiológica.

“Estamos atuando na busca do diagnóstico com foco em todas as frentes necessárias no enfrentamento desse novo vírus. Por isso, uma das ações estratégicas de emergência da Sesa, logo após a divulgação do primeiro caso suspeito, fora do epicentro mundial, foi fazer essa solicitação junto ao Ministério. Sabíamos da possibilidade da doença adentrar nossas fronteiras e, por isso, nos antecipamos. Nos próximos dias passaremos por um treinamento para que a liberação dos resultados seja realizada com a maior qualidade e segurança possível para a população”, frisou.

Valedoitaunas/Informações Folha Vitória



banner
banner