Com ar apocalíptico, edifício em Hong Kong abriga mais de 10 mil pessoas
09 de agosto de 2024Conhecido como Monster Building, o complexo com 2.243 apartamentos virou ponto turístico famoso por seu aspecto "amontoado"
O Monster Building virou ponto turístico e atrai pessoas em busca de uma boa fotografia – Foto: Flickr/Mario Sixtus/Creative Commons
Um complexo de edifícios interligados deu origem a uma das construções mais icônicas de Quarry Bay, em Hong Kong. Conhecido como Monster Building, o monstruoso edifício Yick Cheong faz jus ao seu apelido e abriga mais de 10 mil moradores. São 2.243 unidades no complexo, distribuídas em cinco blocos com 18 andares de altura.
Do pátio estreito central, é possível ver os edifícios se erguerem para o alto — Foto: Flickr/Hideya Hamano/Creative Commons
O local virou ponto turístico famoso no mundo todo por seu aspecto apocalíptico, com um ar apertado e "amontoado", atraindo instagrammers e fotógrafos amadores e profissionais, além de aparecer em videoclipes musicais e filmes, como Transformers 4 – A Era da Extinção.
O conjunto habitacional foi construído na década de 1960 para fazer frente ao crescimento populacional – Foto: Goodfon/Anglas/Creative Commons
Uma das principais características de sua arquitetura é a perfeita simetria. Do espremido pátio central, ao olhar para cima, é possível ver os altos edifícios de concreto se erguendo em todos os três lados, deixando apenas uma pequena lacuna de céu no topo.
O conjunto habitacional foi construído na década de 1960, quando era chamado Parker Estate, em referência ao Monte Parker, ao sul da propriedade. O gigantesco edifício surgiu como uma resposta ao aumento populacional em Hong Kong pós-Segunda Guerra Mundial, à medida que as pessoas fugiam da China.
O Monster Building tem 2.243 unidades, distribuídas em cinco blocos com 18 andares de altura – Foto: Wikimedia/Ken Ohyama
Atualmente, ele é a síntese dos espaços apertados e sufocantes de Hong Kong – a província autônoma chinesa é um dos locais mais densamente povoados do mundo.
Após ser vendido, em 1972, o complexo foi dividido em cinco blocos: o edifício Fook Cheong, a mansão Montane, a mansão Oceânica, o edifício Yick Cheong e o edifício Yick Fat. Na parte térrea, ele abriga, ainda, uma série de lojas e comércios.
(Fonte: Casa e Jardim)