Colatina é uma das cidades mais quentes do Sudeste. Saiba por quê
21 de janeiro de 2020Foto: Divulgação
Colatina é reconhecidamente uma das cidades mais quentes do Estado, se não a mais quente. As temperaturas do verão constantemente ultrapassam os quarenta graus. Mas o calor não está somente nesta época do ano, ocorrendo inclusive em outras estações, que teoricamente, os termômetros deveriam despencar, mas em Colatina, somente ameniza um pouco o calor que é a principal característica da cidade.
Mas por que tanto calor? Qual a explicação dada pelos estudiosos do assunto? De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a explicação está na geografia da cidade e no símbolo maior do município, o Rio Doce.
Isso acontece porque a cidade está localizada em um vale e, em dias mais quentes, ocorre a evaporação do leito do rio, que corta o município, e esse vapor fica concentrado na região. Isso aumenta a sensação de abafamento e aquecimento do município.
Mesmo os colatinenses da gema, vivenciando todos os anos o calor, nesta época do ano não aguentam e desabafam”. Tenho 63 anos, já era pra eu ter acostuma né? Diz Rosa Maria Junca, moradora do bairro Maria Ismênia”. O calor é intenso, mesmo com ventilador, a noite tá difícil de dormir”, enfatiza Maria.
No último dia 13, segundo o serviço de meteorologia, Colatina chegou a trinta e oito graus e uma sensação térmica superior a quarenta graus. A sensação considera, além da temperatura medida, a umidade do ar e a velocidade do vento, entre outros fatores.
Roupas leves, a máxima de proteção solar possível, hidratação constante, são dicas já ouvidas pelos colatinenses desde tenra idade porém, mesmo sabendo o que fazer para amenizar o calor, cada ano surpreende mais. O verão de 2019 foi um dos mais quentes em Colatina a ponto do verão de 2020 estar sendo considerado ameno pelos moradores da cidade.
Se o colatinense que vive diariamente esse calor escaldante sente desconforto nessa estação, imagine os moradores de cidades com temperaturas mais baixas. Senhor Floriano Berger, morador de Santa Maria de Jetibá diz: “Toda vez que tenho que vir no médico aqui, eu passo mal, não aguentaria morar. A cidade é boa, tem de tudo, mas nunca conseguiria viver aqui”, comenta o senhor de idade suando devido ao calor da cidade.
Veja alguns truques para você se refrescar neste verão:
1 – Prefira lençol de algodão: Cetim ou seda podem até parecer mais frescos, já que ficam geladinhos, mas isso só funciona nos dias frios. Isso porque esses tecidos são os famosos “esfria no inverno e esquenta no verão”(#fail). Já o algodão permite a ventilação do seu corpo na cama, absorvendo a suadeira da madrugada. Por ser uma fibra natural, ele ainda contribui para que o ar tenha um fluxo melhor dentro do quarto.
2 – Congele a roupa de cama: É sério. Deixe os lençóis (secos, senão vai dar ruim) dentro do freezer ou do congelador por alguns minutos antes de ir dormir. Coloque-os em uma bolsa plástica para isolar dos cheiros de dentro da geladeira e seja feliz. É verdade que eles não vão manter você fresquinho a noite toda. Mas vão ajudá-lo a pegar no sono, tarefa hercúlea quando você não para de escorrer bicas de suor deitado na cama.
3 – Abrace um gelo: Sabe aquela bolsa de água quente? Pois é. Para ela virar uma bolsa de água fria, basta colocá-la no congelador. Aí, você pode levá-la para a cama e curtir um abracinho gelado durante a noite (ou só deixá-la por perto, que já vai fazer ventilar um ar menos quente à sua volta).
4 – Use a física a seu favor: Tem um ventilador de teto e um portátil em casa? Então vamos usá-los juntos para um resultado melhor. Ligue seu ventilador portátil virado para a janela, assim ele irá jogar o ar quente para fora. Coloque o ventilador de teto na função exaustor, para que ele puxe o ar quente para cima, em vez de deixá-lo circulando dentro do quarto. Esse sistema irá criar um ambiente mais fresco.
5 – Faça a Egípcia: Não estamos falando da cara de paisagem. Os egípcios também tinham que lidar com muito calor e sem as benesses do ar condicionado na civilização antiga. Eles resolviam isso umedecendo toalhas e usando-as como cobertores. Se for adotar esse método, forre o colchão com um plástico, ou outras toalhas, para evitar que seu quarto vire um pântano.
6 – Faça um ar-condicionado das cavernas: Ok, não é exatamente das cavernas, porque naquela época eles não tinham nem ventilador (duh!). Mas é uma medida mais rudimentar (e baratinha) pra aliviar o calorão. Faça gelos bem grandes (dentro de uma panela, por exemplo) e coloque o blocão na frente do ventilador. Assim, ele irá soprar o ar mais fresco que está em volta do gelo.
7 – Recorra a mania de vó: Certeza que sua avó já molhou seus pulsos e sua testa para aliviar o calor (ou uma febre). E não é que funciona? Para dar uma arrefecida nos motores, coloque compressas de gelo nos pulsos, no pescoço, na parte interna dos cotovelos, nas virilhas (ui!), nos tornozelos e atrás dos joelhos.
8 – Durma a moda nordestina: No Norte e Nordeste do Brasil, é muito comum as pessoas preferirem as redes às camas para dormir. Ouça a sabedoria popular e faça igual. Por ser suspensa, a rede facilita a passagem de ar. Por isso, ela é uma opção melhor para dormir no calor.
9 – Tome banho frio: Mas tem que ser frio mesmo, nada de chuveiro no modo “verão”. Essa corrente de água fria abaixa a temperatura corporal e retira o suor de cima da pele (melhorando o cheirinho também, né, amigos?).
10 – Durma no chão: Lembra das aulas de química, quando você aprendeu que o ar frio desce e o ar quente sobe? Isso pode ajudar nesses dias de calor. Já que quanto mais no alto, mais quente, coloque seu colchão (ou rede) o mais próximo ao chão para aproveitar o ar mais frio.
Valedoitauanas/Com informações do ESfala