Home - Economia - Citroën Duas Caras por que montadora lançou van bizarra com...

Citroën Duas Caras por que montadora lançou van bizarra com ‘cabine dupla’

25 de maio de 2024

Citroën Duas Caras por que montadora lançou van bizarra com ‘cabine dupla’Citroën Relay/Jumper "Back to Back" – Foto: Divulgação

A Citroën laçou a nova van Relay – que no Brasil é conhecida como Jumper – com uma configuração bastante estranha e que tem chamado a atenção mundo afora.

O veículo tem duas frentes, cada uma com seu próprio motor e caixa de câmbio. A van tem preços que vão de 36.018 libras a 36.882 libras (cerca de R$ 232 mil R$ 238 mil na cotação atual) no Reino Unido.

Por que duas cabines?

Citroën Duas Caras por que montadora lançou van bizarra com ‘cabine dupla’Citroën Relay/Jumper "Back to Back" – Foto: Divulgação

Disponível em várias configurações e comprimentos, a Citroën Jumper/Relay possui a versão 'Back to Back' com duas extremidades dianteiras unidas em um mesmo veículo.

Com motor e transmissão nas duas extremidades, isso significa que o veículo pode ser conduzido nos dois sentidos desde que a metade de trás fique em ponto morto.

A ideia de fazer um veículo com esta disposição faz sentido para empresas fabricantes de motorhomes, trailers e outras encarroçadoras.

O objetivo é agilizar o processo de produção e facilitar o transporte e a entrega ao comprador. As duas cabines, cada uma voltada para um lado, ocupam o espaço de apenas um veículo em uma carreta ou em um trem e sua manobra durante o transporte é facilitada.

Quem adquire um veículo do tipo depois se encarrega de separar as duas cabines para instalar um implemento na traseira, com a adição posterior de um ou mais eixos traseiros.

Dessa forma, cada veículo "duas caras" possibilita a construção, por exemplo, de duas ambulâncias ou dois motorhomes.

Peugeot Boxer e Renault Master também têm versões similares.

No caso do Citroën Back to Back, a lista de itens de série é básica, trazendo rodas de aço de 15 polegadas, faróis halógenos (sem lanternas traseiras), vidros escuros, ar-condicionado manual e tela multimídia de cinco polegadas.

O modelo da Citroën tem dois motores turbodiesel BlueHDi de quatro cilindros iguais com 2.2 litros de cilindrada, 140 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Seu câmbio é manual e tem seis marchas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

(Fonte: UOL)



banner
banner