Cinco cirurgias robóticas foram realizadas no ES, em menos de 24 horas
21 de abril de 2020Procedimentos foram realizados entre esta segunda e terça-feira. A tecnologia está sendo usada, por enquanto, para o tratamento do câncer
Foto: TV Vitória
Em menos de 24 horas, cinco pacientes já foram operados por meio da cirurgia robótica no Espírito Santo. A tecnologia é disponibilizada pelo Hospital Santa Rita, em Vitória, e está sendo usada, por enquanto, para o tratamento do câncer. As informações são da repórter Nathália Munhão, da TV Vitória/Record TV.
As primeiras duas cirurgias robóticas realizadas no Espírito Santo ocorreram na segunda-feira (20) e outras três foram feitas nesta terça-feira (21). Os procedimentos são feitos pelo robô Da Vinci Xi - sistema cirúrgico mais moderno do segmento do mundo, segundo informações da assessoria de imprensa da unidade hospitalar.
A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV acompanhou, nesta terça-feira (21), uma operação realizada em um homem de 63 anos, com diagnóstico de câncer de próstata. O diretor do hospital Santa Rita, Carlos Clayton Lobato, ressaltou, no entanto, que futuramente a técnica pode ser usada em várias outras áreas médicas.
"A gente teve um ganho muito grande referente à anestesiologia. A gente já tinha equipamentos muito seguros, mas com o robô, foi dado um upgrade muito grande em cima da técnica de anestesia do hospital", afirmou.
"Se a gente olhar em termos de abrangência, cirurgia ginecológica, do aparelho digestivo, urologia, cirurgia de cabeça e pescoço e até cirurgia torácica e cardíaca podem ser hoje feitas usando uma plataforma robótica, tornando esses procedimentos menos invasivos", completou o urologista Rafael Ferreira Coelho.
Entre os benefícios para o paciente estão menor perda sanguínea durante o procedimento cirúrgico, menos dor e desconforto no pós-operatório, menor risco de infecção e previsão de retorno precoce à função normal.
O diferencial do Da Vinci Xi
A inovação desse sistema cirúrgico está nas imagens em 3D HD e visão magnificada, além de o robô possuir quatro braços de longo alcance. A articulação dos instrumentos possui movimentos de rotação e angulação melhores que da própria mão humana e com tecnologias de filtro de tremores e movimentos intuitivos, permitindo ao cirurgião operar com movimentos totalmente precisos e naturais.
A cirurgia utilizando essa plataforma robótica, esclarece o urologista e também diretor Clínico do Hospital Santa Rita, Alexandre Tironi, torna-se altamente sofisticada, pois permite a execução de cirurgias complexas utilizando-se de procedimentos minimamente invasivos.
“O robô possui controle ergonômico, quatro braços robóticos que atuam diretamente no paciente e um sistema de vídeo de alto desempenho. Os movimentos realizados no controle ergonômico são filtrados de qualquer tipo de tremor natural do ser humano e traduz todo o movimento feito pelas mãos do cirurgião em movimentos mais precisos e com amplitude ainda maior do que a capacidade da mão humana”, reforça Tironi.
Ele acrescenta que, diferentemente da cirurgia convencional, com o Da Vinci Xi a anatomia aparece com alta definição, em cores brilhantes e com profundidade de campo original e magnificação em até 10 vezes. Para realizar o procedimento, o cirurgião utiliza o controle ergonômico para manipular até quatro braços robóticos e a câmera de alta definição. Além disso, o da Vinci aumenta a eficiência e a segurança da cirurgia.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória