Cidades do ES iniciam campanha de vacinação contra a gripe; saiba quem pode e como se vacinar
01 de abril de 2025116 mil doses da vacina foram enviadas ao Espírito Santo na primeira remessa. Grupo prioritário é de grávidas, pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses até menores de 6 anos, e outros
Vacinação contra a gripe já começou no Espírito Santo para pessoas dos grupos prioritários e demais cidadãos – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Com 116 mil doses recebidas pelo Ministério da Saúde para início da campanha de vacinação contra a gripe, cidades do Espírito Santo iniciaram, no último sábado (29) os atendimentos aos grupos prioritários e demais cidadãos que vão poder se vacinar.
Além das doses que já estão sendo aplicadas, novas remessas devem chegar ao Estado ao longo de 2025, já que a estratégia do Ministério da Saúde é voltada para aplicações do imunizante além dos períodos de campanhas específicas, como a marcada para a próxima segunda-feira (7).
Distribuição das vacinas
No estado, em 2025, o objetivo da Secretaria da Saúde (Sesa) é vacinar 349.325 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 680 mil idosos com mais de 60 anos e 39.140 gestantes. Com isso, a meta é alcançar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra a influenza.
Quem são as pessoas dos grupos prioritários?
Nestas cidades, o foco é a vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:
- Crianças
- Idosos
- Gestantes
- Caminhoneiros
- Indígenas
- Pessoas com deficiência
- Professores
- Trabalhadores da saúde
Além das pessoas que compõem os grupos, a vacina também é voltada para puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores portuários, agentes de forças de segurança, salvamento e Forças Armadas e, por fim, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário.
Quais são os sintomas da gripe?
Para todos os grupos prioritários, os sintomas são similares. É importante estar atento à febre, coriza, tosse, dores de garganta, dores no corpo e dores de cabeça.
Como se prevenir?
Para evitar a doença, além da vacina, o Ministério da Saúde recomenda outros cuidados à população, como o uso de lenços descartáveis, a cobertura do nariz e da boca ao espirrar ao tossir e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Entre os meios de prevenção, também é ideal evitar o toque em mucosas de olhos, nariz e boca, manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de gripe e também evitar sair de casa em períodos de transmissão da doença.
(Fonte: g1 ES)