Home - Geral - Cidades do Espírito Santo registram as menores temperaturas do ano...

Cidades do Espírito Santo registram as menores temperaturas do ano

08 de julho de 2025

Cidades do Espírito Santo registram as menores temperaturas do anoFoto: Divulgação

O Espírito Santo enfrentou um dos períodos mais frios de 2025 entre os dias 5 e 7 de julho, com diversas cidades registrando as menores temperaturas do ano. Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio intenso foi provocado pela atuação de uma massa de ar polar sobre o estado.

O distrito de Aracê, no município de Domingos Martins, registrou a temperatura mais baixa do ano no Espírito Santo: 4,7°C, no domingo (6). Outros municípios também apresentaram marcas significativas, como Alegre, com 11°C, no sábado (5), e Afonso Cláudio, com 9,7°C no domingo (6).

Nesta segunda-feira (7), os termômetros voltaram a marcar temperaturas mínimas expressivas em todo o estado, com destaque para a Região Metropolitana, que teve os menores valores registrados em 2025 até agora. Veja os destaques:

Temperaturas mínimas em 07/07/2025 (dados preliminares, sujeitos a alterações):

  • Aracê (Domingos Martins): 4,8°C
  • Venda Nova do Imigrante: 7,7°C
  • Santa Teresa: 9,6°C
  • Afonso Cláudio: 11,7°C
  • Vila Velha: 13,2°C
  • Vitória: 14,6°C

Duas cidades bateram recordes absolutos de temperatura mínima em 2025:

  • Vila Velha: 13,2°C, superando os 14,1°C registrados no domingo (6).
  • Vitória: 14,6°C, superando os 14,9°C registrados também no domingo (6).

Por que fez tanto frio?

De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Incaper, as baixas temperaturas foram causadas pela combinação entre uma massa de ar polar, céu claro e baixa umidade relativa do ar – condições típicas do inverno capixaba. As regiões serranas, por sua maior altitude, foram as mais impactadas.

Previsão para os próximos dias

A previsão para esta semana (7 a 11 de julho) indica tempo firme nos primeiros dias, com sol e ausência de chuva devido à presença de um sistema de alta pressão. A partir de quarta-feira (10), ventos úmidos do oceano devem aumentar a nebulosidade e a possibilidade de chuva, especialmente nas regiões Norte, Nordeste, Grande Vitória e leste da Região Serrana.

As instabilidades devem se intensificar na sexta-feira (11), com possibilidade de chuva ao longo do dia entre a Grande Vitória e o Nordeste capixaba. As temperaturas tendem a subir de forma gradual durante a semana, sem variações bruscas. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada ao longo de todo o litoral.

Para acompanhar as atualizações diárias sobre o tempo no Espírito Santo, acesse: meteorologia.incaper.es.gov.br



banner
banner