Home - Economia - Cidade do ES produtora de abacaxi deve colher 20 milhões...

Cidade do ES produtora de abacaxi deve colher 20 milhões de frutos na safra deste ano

03 de outubro de 2023

Em Marataízes, no litoral Sul, mais de 2 mil famílias vivem do plantio da fruta e produtores e comemoram a boa safra deste ano. No ano passado, foram seis meses de estiagem e a quebra na safra chegou a 42%

Cidade do ES produtora de abacaxi deve colher 20 milhões de frutos na safra deste anoAbacaxis cultivados em Marataízes, ES Foto: Reprodução/TV Gazeta

A produção de abacaxi este ano Espírito Santo está deixando os produtores animados. Em Marataízes, no litoral Sul do estado, cidade onde mais de 2 mil famílias vivem do plantio da fruta, o clima ajudou bastante e a safra deve ser bem melhor do que a anterior, segundo os agricultores. Além disso, os frutos estão maiores e mais doces e a expectativa é que 20 milhões de abacaxis sejam colhidos.

No ano passado, foram seis meses de estiagem e a quebra na safra chegou a 42%. Foram mais de 15 milhões de frutos perdidos.

O produtor Sidney Ribeiro Brandão disse que os produtores sofreram muito com a seca, que gerou reflexos e quase gerou prejuízos este ano.

Cidade do ES produtora de abacaxi deve colher 20 milhões de frutos na safra deste anoProdutor de abacaxi de Marataízes, ES Foto: Reprodução/TV Gazeta

"Ano passado passado a gente sofreu muito e os frutos não deram tão bons e veio a faltar a muda pra gente plantar esse não. Então, a gente teve muito prejuízo nessa situação", contou o agricultor.

O cenário este ano é de ânimo. O inverno mais quente e chuvoso foi a combinação perfeita com tudo que o abacaxi precisa: água para nutrir o solo e calor para o desenvolvimento dos frutos.

"A expectativa é colher bons frutos. Estão bons, graúdos, com a massa boa, de qualidade, doce e a gente tem uma boa expectativa", disse o produtor.

Cidade do ES produtora de abacaxi deve colher 20 milhões de frutos na safra deste anoAbacaxis produzidos em Marataízes, ES Foto: Reprodução/TV Gazeta

Os abacaxis produzidos em Marataízes serão vendidos em diversos estados e países. A colheita teve início em setembro e tem empregado, em média, 1,6 mil pessoas.

"Ele [o abacaxi] começa a empregar desde o começo do plantio, processo do cultivo, transporte até o destino final que são nossos estados Vizinhos Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte", disse o Denis Bergue Ferreira da Silva, secretário de Agricultura de Marataízes.

O fruto produzido na região tem características únicas por causa das condições do solo. É o famoso abacaxi da massa amarela.

Cremildo Marvila, presidente da Associação de Moradores e Agricultores Familiares de Marataízes atribui a boa qualidade dos abacaxis ao preparo e bom manejo do solo.

"O clima aqui ajuda bastante. Nossa região produz um abacaxi muito doce e bem aceito no mundo inteiro", disse Cremildo.

(Fonte: g1 ES)



banner
banner