China reduz tempo que menores podem gastar em jogos on-line para três horas semanais
30 de agosto de 2021Games só serão permitidos entre 20h e 21h às sextas, aos sábados e domingos. Durante as férias escolares, jovens poderão jogar uma hora por dia
Jovens disputam partidas em jogos on-line em um cibercafé de Fuyang, na província chinesa de Anhui – Foto: Reuters
A China anunciou nesta segunda-feira (30) que limitará a três horas semanais o acesso de menores de 18 anos a games on-line para combater o vício entre os jovens.
A Administração Nacional de Imprensa e Publicação, órgão regulador de audiovisual, publicação e radiodifusão, anunciou que os menores de 18 anos não poderão jogar on-line mais de uma hora por dia e apenas às sextas, aos sábados e domingos, num total de três horas na semana.
Anteriormente, a China limitava o período total de tempo que os menores podiam acessar os jogos on-line a três horas nos feriados ou uma hora e meia nos outros dias. De acordo com os regulamentos, os menores eram proibidos de jogar entre as 22h e as 8h.
Agora, só será permitido que eles joguem "entre 20h e 21h nesses três dias", especifica o texto publicado pelo órgão regulador.
Repressão a gigantes de tecnologia
Durante as férias escolares, no entanto, eles poderão jogar uma hora por dia. Um documento de identidade também será necessário para se conectar.
Em princípio, a medida se aplica apenas a games on-line e não àqueles que não precisam de acesso à internet. Em agosto, um influente jornal do governo afirmou que os videogames se tornaram "ópio mental".
As empresas de jogos on-line serão impedidas de fornecer serviços de jogos aos menores de qualquer forma fora desse horário e precisam garantir que implementaram sistemas de verificação de identidade, disse o regulador, que supervisiona o mercado de videogames do país.
As novas regras vêm em meio a uma ampla repressão de Pequim aos gigantes da tecnologia da China, como o Alibaba e a Tencent, que foi mencionada no artigo do governo, assim como seu popular jogo "Honor of Kings", um sucesso na China com mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente.
Diante dessa pressão do governo chinês, a empresa, que já impunha limitações no tempo de jogo por meio do reconhecimento facial para que os menores de 18 anos não jogassem à noite, limitou o acesso ao jogo a uma hora por dia.
Na China, um país de 1,4 bilhão de habitantes, os videogames geraram cerca de US$ 20 bilhões em volume de negócios apenas no primeiro semestre de 2021.
Valedoitaúnas (O Glovo)