China reativa fábricas mas salão de Pequim fica para setembro
10 de abril de 2020Indústria automotiva chinesa já foi reativada mas mercado seguirá lento por alguns meses, dizem autoridades
Fábrica da PSA na China retoma produção que já está 90% normalizada embora com vendas fracas – Foto: PSA/Divulgação
Pouco a pouco a indústria automobilística chinesa começa a voltar ao normal mesmo com consumidores receosos de sair às ruas e fazer gastos de alto valor como comprar um automóvel. Enquanto isso o Comitê Organizador do Salão Automóvel Internacional de Pequim 2020 decidiu nesta semana adiar o evento previsto para o final deste mês (21 a 30 de abril) para o período de 26 de setembro a 05 de outubro.
Honda – Foto: Divulgação
O evento bianual é realizado em alternância com o Salão de Xangai e desta vez foi adiado por conta da pandemia do coronavírus. A indústria automotiva da China ficou parada praticamente por 90 dias. Só a partir da semana passada a produção foi reativada e segundo as autoridades locais está 90% normalizada.
Em termos globais a indústria chinesa, considerando os principais setores como eletroeletrônicos e automóveis, caiu 13,5% no primeiro trimestre do ano por conta da pandemia. No período as vendas de automóveis caíram 92% e não há previsão para uma recuperação completa neste ano.
SUV da marca local Link&Co, que pertence ao grupo Volvo: autoridades otimistas com novidades – Foto: Link Co
Somente a região de Wuhan ainda sofre algumas restrições no território chinês. Em todo o país as autoridades sanitárias adotam novos protocolos para os trabalhadores das unidades que agora adotam novos EPIs, passam por zonas de desinfecção e tomam todos os cuidados para evitar aglomerações mantendo o ritmo de produção previsto.
Volkswagen e BMW estão otimistas
Volkswagen – Foto: Divulgação
A Volkswagen divulgou que o ritmo de recuperação das vendas tem sido satisfatório nos últimos dias. Além dos modelos a combustão a VW tem duas fábricas dedicadas a produção de modelos elétricos baseados na plataforma compacta MEB. Tanto o ID.3 quanto o ID.4 e possivelmente a nova geração do A1 elétrico devem ser feitas nesta unidade.
Nova geração do Audi A1 pode ter versão elétrica fabricada na China – Foto:
Audi/Divulgação
Anting e Foshan, irão produzir modelos elétricos com a plataforma MEB, com capacidade combinada de 600 mil unidades por ano. As duas linhas farão o hatchback ID.3 e o futuro crossover ID.4. Uma terceira fábrica ainda irá produzir o Audi e-tron a partir do fim do ano.
Fábrica da Volvo na China, a maior do grupo no mundo, também com a produção normalizada – Foto: Volvo/Divulgação
A BMW Brilliance foi uma das primeiras a retomar a produção no final de fevereiro. O foco da produção da joint-venture na China são os modelos elétricos.
EPIs como máscara e luvas agora são itens obrigatórios nas fábricas bem como o distanciamento – Foto: Honda/Divulgação
Mercedes-Benz, Honda, General Motors, Ford e Tesla também normalizaram a produção de veículos.
Valedotaúnas/Informações R7