Chevrolet retoma investimento de R$ 10 bi para produzir novo modelo no Brasil
07 de janeiro de 2021Marca terá novo SUV e picape intermediária inédita para concorrer com a Toro; veja detalhes
Chevrolet Orlando foi apresentado na China em 2019, antecipando o novo crossover que deverá ser vendido na América Latina – Foto: Divulgação
Após o baque sofrido por toda a indústria mundial por conta do novo coronavírus, a Chevrolet anuncia que irá retomar o investimento de R$ 10 bilhões nas fábricas do Estado de São Paulo para a produção de novos veículos sobre a plataforma GEM. A família de mercados emergentes da marca já conta com Onix , Onix Plus e Tracker , mas outros dois modelos devem ser lançados nos próximos anos, com produção dividida entre Brasil e Argentina.
De olho no sucesso da Fiat Toro, a Chevrolet terá uma picape inédita entre Montana e S10. Ao lado da futura Volkswagen Tarok, antecipada pela marca alemã no Salão do Automóvel de 2018, o modelo promete colocar fogo em um segmento que só cresce no Brasil.Com a chegada da nova picape da GM, a Montana deverá se despedir do mercado.
Projeção antecipa possível visual da nova picape da GM, que será feita na mesma plataforma do Tracker – Foto: Kleber Pinho da Silva
Entre os crossovers, a Chevrolet tem plano de renovar a Spin, mudando seu posicionamento de mercado. A minivan se tornará um crossover, baseado no utilitário Orlando que foi apresentado na China em 2019, com espaço para sete ocupantes. Quando for lançada no Mercosul, a nova Spin será posicionada entre Tracker e Equinox.
Com base nos outros lançamentos feitos sobre a plataforma GEM, pode-se assumir que ambos os modelos terão seis airbags de série, carregador de celular por indução e conectividade Wi-Fi no sistema MyLink. Abaixo do capô, os utilitários terão motores turbo.
Onde serão feitos?
Os dois novos lançamentos da marca terão suas produções divididas entre Brasil e Argentina – Foto: Divulgação
Apesar da adequação para produzir novos modelos, a Chevrolet ainda não revelou qual deles será feito no Brasil e qual irá para a Argentina. Em fevereiro do ano passado, a marca paralisou a fábrica de Santa Fe, no país vizinho, para adaptar sua linha de montagem à plataforma GEM. Logo, pode-se assumir que o modelo argentino chegará primeiro às concessionárias.
O outro utilitário será alocado em uma das duas fábricas da Chevrolet no Estado de São Paulo, que recebem o aporte bilionário. Dessa forma, o modelo pode ser feito em São Caetano do Sul – ao lado dos irmãos Onix Joy, Montana e Spin – ou em São José dos Campos – com os utilitários S10 e Trailblazer.
Futuro incerto do Cruze
Descontinuado em todo o mundo, Chevrolet Cruze logo deverá deixar de ser fabricado na Argentina para dar lugar ao novo modelo – Foto: Divulgação
Descontinuado nos Estados Unidos e na China, o Chevrolet Cruze continua sendo produzido na Argentina em suas versões hatch e sedã. A marca ainda não lançou o modelo 2021, revelando que não há pressa em renová-lo.
Com as categorias dos sedãs e hatches médios em baixa e o crescimento do interesse em SUVs por toda a América Latina, tudo indica que o Chevrolet Cruze está próximo do fim. Segundo o site Argentina Autoblog, a marca cogita lançar o chinês Monza para substituir o Cruze em alguns mercados globais. A informação não foi confirmada pela fabricante.
Valedoitaúnas/Informações iG