Home - Geral - Casos de Covid no Brasil atingem maior número em dez...

Casos de Covid no Brasil atingem maior número em dez meses

04 de fevereiro de 2025

Os diagnósticos de Covid cresceram 68% em relação a dezembro de 2024, totalizando 72.846 casos, segundo dados do Ministério da Saúde

Casos de Covid no Brasil atingem maior número em dez mesesFoto: Getty Images

Em janeiro de 2025, o Brasil atingiu o maior número de casos de Covid dos últimos dez meses. Somente na terceira semana do mês, foram registrados 23.512 diagnósticos, segundo dados do Ministério da Saúde.

O aumento dos casos teve início nas últimas semanas epidemiológicas de 2024, em dezembro, e se intensificou no início deste ano. O último grande pico havia sido registrado em março. Os diagnósticos de Covid em janeiro cresceram 68% em relação a dezembro, totalizando 72.846 casos.

Os números mostram que, desde o final de março de 2024 – quando o país registrava cerca de 14 mil infecções semanais –, o menor patamar foi observado entre 9 e 15 de junho, com 1.102 casos.

O avanço da doença também refletiu no número de mortes. Somente na terceira e quarta semana de janeiro deste ano foram registrados 310 óbitos por Covid. A alta nos registros acende um alerta para a importância da vacinação e das medidas de prevenção, especialmente entre grupos mais vulneráveis.

Relembre os sintomas da Covid

De acordo com o infectologista Werciley Saraiva Vieira Junior, do grupo Santa, os sintomas da Covid continuam semelhantes aos da gripe e do resfriado, afetando principalmente as vias aéreas superiores.

Além disso, diarreia e chiado no peito são manifestações comuns da doença, embora muitas pessoas não os relacionem à infecção pelo vírus.

“É importante que as pessoas façam o teste, pois ele encaminha o tratamento e indica o nível de preocupação que se deve ter”, afirmou Werciley em entrevista anterior ao Metrópoles.

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas, período em que a carga viral está mais alta.

Os sintomas mais frequentes de Covid incluem:

  • Febre ou calafrios;
  • Tosse seca e persistente;
  • Cansaço;
  • Dor de garganta;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Coriza;
  • Náusea ou vômito;

Como se proteger da Covid?

  • Segundo o Ministério da Saúde, a principal forma de prevenção contra casos graves de Covid-19 é a vacinação;
  • Higienize as mãos com água e sabão ou álcool 70% e cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
  • Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas doentes;
  • Use máscaras em locais fechados ou com aglomeração;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados para reduzir o risco de transmissão.

Como saber se a vacinação está em dia?

Para conferir quais doses da vacina contra a Covid-19 você já tomou, basta acessar o aplicativo ConecteSUS, onde o histórico de imunização fica registrado.

A maioria das pessoas não precisa atualizar o calendário vacinal desde o imunizante bivalente. Quem recebeu as doses iniciais e ao menos um reforço contra a variante Ômicron já está protegido.

Em entrevista anterior ao Metrópoles, a infectologista Rosana Richtmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), ressaltou a importância de estar com a vacinação em dia.

“Estar atualizado com todas as vacinas – e incluo também as de gripe, vírus sincicial respiratório, pneumonia – é sempre muito importante. O imunizante contra a Covid evita que o caso evolua para a doença mais grave, com risco de morte”, esclareceu Rosana.

(Fonte: Metrópoles)



banner
banner