Casagrande x Manato: Veja o perfil de quem pode ser o próximo governador, do ES
24 de outubro de 2022A menos de uma semana do segundo turno das eleições para governador do Estado, marcada para este domingo (30), vocês já escolheram entre Casagrande e Manato?
Renato Casagrande e Carlos Manato – Foto: Folha Vitória
A menos de uma semana do segundo turno das eleições para presidente da República e governador do Estado, marcada para este domingo (30), o Folha Vitória decidiu relembrar aos capixabas os perfis dos candidatos ao comando Executivo estadual no Espírito Santo. Vocês já escolheram entre Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL)?
No caso do primeiro turno, no último dia 02, com a totalidade das urnas apuradas, o candidato socialista atingiu 46,94% dos votos válidos e Manato, 38,48%. O resultado foi surpreendente, já que pesquisas eleitorais apontavam possível reeleição de Casagrande ainda na primeira etapa das eleições.
Para auxiliar na escolha do candidato que mais tem relação com o perfil que cada eleitor procura, a Rede Vitória promoveu na última quinta-feira (20) o primeiro debate entre os candidatos a governador do Espírito Santo no segundo turno das eleições deste ano.
O clima do debate foi acalorado e os candidatos se acusaram mutuamente de envolvimento em crimes. Apesar disso, temas como proteção à mulher, segurança alimentar, policiamento, saúde e meio ambiente foram tratados.
Veja o perfil dos candidatos ao Governo do ES
RENATO CASAGRANDE (PSB)
Renato Casagrande – Foto: Folha Vitória Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.
Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.
Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).
CARLOS MANATO (PL)
Carlos Manato – Foto: Folha Vitória
Nascido em Alegre, o médico e ex-deputado federal Carlos Manato segue na disputa pela posição de governador do Estado. Presente na política capixaba desde 2003, Manato já ocupou o posto de deputado federal por quatro vezes.
Com a vida acadêmica voltada à área da Saúde, Manato é pós-graduado em Medicina do Trabalho, pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), e em Colposcopia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O candidato também é pós-graduado em Administração Hospitalar e especialista em Ginecologia e Obstetrícia.
Na Câmara dos Deputados, já foi membro das seguintes comissões: Turismo, Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, entre outras.
Em sua carreira, o político já trabalhou como professor na Emescam, médico no Instituto Estadual de Saúde Pública. Ele também foi diretor-clínico e diretor-geral do Hospital Dório Silva, além de diretor-clínico e diretor-presidente do Hospital Metropolitano.
Valedoitaúnas (Folha Vitória)