Home - Política - Casagrande reinaugura unidade do Hemoes Serra, no ES

Casagrande reinaugura unidade do Hemoes Serra, no ES

05 de junho de 2022

Casagrande reinaugura unidade do Hemoes Serra, no ESGovernador reinaugura unidade do Hemoes Serra – Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realizou, na manhã desse sábado (4), a reinauguração da unidade do Hemoes Serra, que fica anexa ao Hospital Dório Silva, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, Serra, Espírito Santo. A unidade atende a doadores da Serra e dos municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Santa Leopoldina e Santa Teresa. A reforma, que demandou investimentos da ordem de R$ 442.355,16, teve o objetivo de oferecer um ambiente mais amplo, seguro e confortável aos doadores e também aos servidores.

“Estamos felizes em estar aqui na Serra com tantos investimentos. Fazemos muito por conta da boa parceria com a Prefeitura, que garante celeridade às obras. Estamos reinaugurando essa unidade de coleta de sangue do Hemoes. Poderemos receber aqui até 600 doadores por mês, fortalecendo nossa rede. A Serra é a maior cidade do Estado e merecia uma unidade de coleta com boa estrutura. Essa unidade vai ser mais um instrumento de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Casagrande.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, reforçou que a entrega tem um valor ainda mais especial devido ao Junho Vermelho. “Este mês foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações têm estado em baixa. Daí a necessidade de que o estímulo às doações permaneça em todas as épocas do ano. A doação é um ato de solidariedade que pode ser realizada de forma rápida e segura”, disse.

A coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, falou sobre a necessidade de promover a reforma e readequação do espaço para melhor atendimento e satisfação da população. Também estiveram presentes na reinauguração a vice-governadora Jacqueline Moraes; o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal; a diretora administrativa do Hemoes, Rosilene Vieira; e a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt Costa do Amaral.

Algumas mudanças realizadas

Para agilizar e aprimorar o atendimento à população, a recepção agora conta com dois guichês para atendimento ao público, o telhado e todo o piso do Hemocentro foram totalmente substituídos. Houve ampliação e reestruturação das salas de coleta e lanchonete oferecendo, assim, maior espaço, conforto e acessibilidade aos doadores e usuários dos espaços. Foi construído ainda um banheiro adaptado para pessoas com deficiência. As instalações hidráulicas e elétricas foram trocadas e todos os ambientes receberam climatização.

Além dessas melhorias, foram realizadas a pavimentação e adequação da calçada de acesso ao Hemoes, garantindo total acessibilidade aos doadores e à população em geral. “Temos certeza que a população se sentirá acolhida e feliz com o resultado final das adequações realizada”, informou Marcela Murad.

Serviços

A Unidade de Coleta da Serra, atende uma média de 30 doadores ao dia, de segunda a sexta-feira, o que corresponde a aproximadamente, 600 doações no mês totalizando aproximadamente 7.200 doações ao ano, contribuição valiosa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O horário de funcionamento na Unidade de Coleta, será de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h20, e das 13h às 15h20 horário para cadastramento de doador. No período de 12h às 13h, a unidade encontra-se fechada para almoço.

Doações

Para iniciar a doação, é fundamental ter a idade entre 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira, precisa ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores que são menores de idade, necessitam de uma autorização formal dos responsáveis legais e apresentação do documento de quem assinou a autorização.

É preciso apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou fotocópia autenticada em cartório: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte. São aceitos documentos digitais oficiais que contenham foto, RG, data de nascimento e nome da mãe;

- Pesar acima de 50 kg;

- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde;

- O doador não deve estar em jejum. É recomendado refeições leves e pede-se para evitar alimentos gordurosos no dia da doação;

- Aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação;

- Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.

Evitar vir acompanhado com crianças menores de 12 anos. Caso seja necessário, é obrigatório a presença de um acompanhante maior de idade para cuidar da criança durante o processo de doação.

Os agendamentos para as doações na Unidade Coletora de Serra, podem ser realizadas pelo telefone (27) 3218-9429.

Demais informações sobre doações podem ser consultadas pelo site do Hemoes: www.hemoes.e.gov.br

Onde doar: https://hemoes.es.gov.br/enderecos-dos-hemocentros

Valedoitaúnas



banner
banner