Casagrande quer mapeamento do Covid-19 por situação de bairros
08 de abril de 2020Foto: Divulgação
Quais bairros e cidades têm mais casos suspeitos, confirmados e de mortes por coronavírus? Diante desta mapeamento o governo do Espírito Santo pretende criar uma classificação de risco, para agir e levar a população dados e uma mudança de comportamento. Esta foi a afirmação do governador Renato Casagrande (PSB), na manhã desta quarta-fira (8).
De acordo com o socialista, inicialmente, essa trabalho está sendo feito pensando nas cidades. Atualmente, dos 78 municípios, no Estado há 53 sem casos confirmados do Covid-19. Mas, ele defende que os dados sejam afunilados, com informação mais específicas sobre os bairros.
“Essa classificação das cidades, poderá nos ajudar a criar ações específicas para municípios e regiões. Com eles, por exemplo, poderemos definir mais liberdade de pessoas circularem em cidades onde não tivermos grandes números de morte, suspeitas e confirmações. Tenho defendido que esse mapeamento seja por bairros, porque percebo que as pessoas, em muitos locais as pessoas não estão sensíveis às regras de isolamento social e precisamos que elas fiquem mais atentas e preocupadas. Meu desejo é que seja assim, mas é preciso ver se não há impedimento ético e técnico”, explicou o governador.
Ainda no sentido de conter o avanço da doença, o Estado, com Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar e Defesa Civil, as guardas municipais, vigilâncias sanitárias e epidemiológicas, prometem criar grupo de trabalho e agir com mais rigor na fiscalização do cumprimento dos decretos assinados por Casagrande visando conter aglomerações.
“Vamos definir no dia de hoje algumas ações mais firmes de fiscalização, mas nossa prioridade é orientar e informar. Em último caso a repressão. O grupo de trabalho vai acompanhar os protocolos de funcionamento do que está autorizado a operar. Vamos ficar incomodados com os cuidados por muito, muito tempo e teremos que seguir padrões de higiene e cultura para que não haja aglomerações”, adiantou o governador.
Excepcionalmente em 2020, um ponto facultativo para o serviço público estadual foi assinado nesta quinta-feira (9) da Semana Santa. Mas Renato Casagrande brincou dizendo que tem rezado para que haja chuva. “Estamos rezando para ter chuva amena para as pessoas não aproveitaram a Semana Santa e irem a praia. Vamos fazer ações nas ruas para as pessoas não deixarem o isolamento”.
Valedoitaúnas/Informações EShoje