Casagrande promete mais de 3,5% de reajuste para servidores públicos do ES
15 de dezembro de 2021Em entrevista à CBN Vitória, Renato Casagrande afirmou que vai encaminhar projeto para a Assembleia Legislativa em janeiro de 2022 para que, se aprovado, o aumento passe a valer a partir de fevereiro
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande — Foto: Helio Filho/Governo do ES
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) anunciou que o reajuste salarial dos servidores públicos estaduais será maior que 3,5%. O chefe do Executivo capixaba fez a afirmação durante entrevista à CBN Vitória, nesta quarta-feira (15).
De acordo com o governador, o projeto do aumento será encaminhado para a Assembleia Legislativa (Ales) em janeiro do próximo ano e, sendo aprovado, passa a valer a partir de fevereiro de 2022.
Segundo Casagrande, o reajuste será linear para o funcionalismo público, mas o percentual exato ainda depende da conclusão da avaliação da capacidade financeira do estado em fazer o pagamento para ser definido.
No entanto, o governador adiantou que o aumento não será maior que a inflação do período de 2020 a 2022.
“Vamos fechar o ano de 2021 para avaliar o percentual a ser concedido. Mas não será uma reposição no mesmo patamar da inflação do período, até porque as carreiras já possuem uma correção automática”, disse Casagrande.
O último reajuste salarial dos servidores público do Espírito Santo foi concedido em 2019. No ano seguinte, a lei de socorro financeiro aos estados durante a pandemia de Covid-19 proibiu aumentos ou concessão de outros benefícios ao funcionalismo até 31 de dezembro de 2021.
Reajuste maior para segurança
Ainda durante a entrevista, o governador se comprometeu em conceder um reajuste maior aos profissionais das forças de segurança (policiais civis e militares, bombeiros, policiais penais e agentes socioeducativo).
Segundo o governador o aumento para esses servidores é um compromisso firmado em 2020 e que não pôde ser cumprido por conta da pandemia da Covid-19. Ele não disse, no entanto, qual será o percentual do reajuste.
“Os servidores da segurança terão um percentual a mais, para ficar no debate que fizemos com ele em 2020”, explicou Casagrande.
Bônus
Na última semana, o governo estadual anunciou bônus para servidores da educação e as saúde. O valor para 14 mil profissionais do magistério será de R$ 6,5 mil. Para os servidores da saúde, o bônus será pago de acordo com o tempo trabalhado durante a pandemia da Covid-19.
Valedoitaúnas (g1 ES)