Home - Política - Casagrande participa de evento sobre federalismo climático no País

Casagrande participa de evento sobre federalismo climático no País

04 de setembro de 2024

Casagrande participa de evento sobre federalismo climático no PaísFoto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi um dos palestrantes do 2° Seminário “Desafios da Federação: Caminhos para a construção do federalismo climático no Brasil”, evento realizado nesta terça-feira (3) pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), da Presidência da República, em Brasília (DF). O seminário tem por objetivo refletir sobre os desafios e caminhos possíveis à governança climática no federalismo brasileiro.

Na abertura do evento, o mandatário capixaba – que também preside o Consórcio Brasil Verde – destacou que as mudanças climáticas afetam hoje quem mais necessita dos serviços públicos, acentuando as desigualdades. “Muitas vezes quem não tem acesso à tecnologia são as mesmas pessoas que acabam excluídas da área econômica e também são aquelas mais afetadas pelos eventos provocados pelas mudanças climáticas. Por isso, quando o Brasil assumiu metas de redução de emissões perante às Nações Unidas, essa meta é também de toda a sociedade brasileira, inclusive em todos os níveis da administração pública”, afirmou.

Casagrande foi um dos palestrantes do painel “Transversalidade, financiamento e governança climática colaborativa”. Ele citou a experiência no Consórcio, em que busca que todos os estados tenham seus planos de adaptação às mudanças climáticas. Para o governador capixaba, o Brasil vive uma janela de oportunidade e que precisa aproveitar o momento.

“A preservação ambiental virou também um assunto de oportunidade econômica, sendo um caminho para gerar renda para mais pessoas. O Brasil não pode perder essa oportunidade. Temos uma riqueza natural extraordinária que precisa da contribuição de todos, com a preservação das nossas florestas e da nossa biodiversidade”, pontuou o capixaba.

Ainda em sua palestra, Casagrande lamentou que o País ainda não conseguiu avançar para a aprovação de uma legislação sobre o mercado de carbono. “A lei seria um instrumento fundamental para que o Brasil tenha a capacidade de aproveitar, com segurança jurídica, dos ativos florestais. A Europa já aprovou essa legislação há muito tempo e outros países também seguiram esse caminho, mas aqui não conseguimos dar esse passo”, completou.

Realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o seminário divulga e dá continuidade à disseminação do Compromisso pelo Federalismo Climático estabelecido na Resolução CFe Nº 03, do Conselho da Federação – do qual o governador capixaba é um dos membros, representando o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).  O evento contou com a participação de autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e de especialistas da área ambiental.



banner
banner