Home - Política - Casagrande participa da Feira e Fórum de Energia, em Vitória...

Casagrande participa da Feira e Fórum de Energia, em Vitória

24 de novembro de 2021

Casagrande participa da Feira e Fórum de Energia, em VitóriaGovernador disse que o Governo do Estado está investido no processo de transição energética – Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na manhã desta quarta-feira (24), da abertura oficial da Feira e Fórum de Energia (Fenergia 2021), que está sendo realizada no Centro de Convenções de Vitória. O evento com tema “O Espírito Santo na Transição Energética” coloca em discussão a criação de inovações em ideias e iniciativas que possam contribuir para uma política energética de Estado.

A Fenergia 2021 segue até quinta-feira (25) com os seguintes assuntos em debate: “Inovação na Transição Energética”, “Desafios da Mobilidade Elétrica”, “Linhas de Financiamento para a Transição Energética”, “O Potencial de Produção de Hidrogênio Verde”, “Programa Gerar”, “Perspectivas do Mercado de Gás no ES”, “Marco Regulatório para a Exploração de Energia Eólica e as Potencialidades do ES”, “Marco Regulatório da Geração Distribuída”, “Oportunidades de Geração de Energia Renovável a partir dos Resíduos no ES” e “Pesquisa & Desenvolvimento na Transição Energética”.

Em sua fala, Casagrande destacou as iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado com foco na transição energética. “Temos o Programa de Geração de Energias Renováveis (Gerar) que concede incentivos a energias renováveis. Além disso, estamos tomando decisões internas para que nossas obras tenham energia renovável. Por exemplo, as novas obras precisam ter energia solar e estamos fazendo levantamentos para que possam adequar os prédios públicos já existentes”, citou.

O governador também falou que o processo de transmissão de matriz energética alcança outras áreas: “Queremos fazer a transição da frota de ônibus, trocando os motores a combustão por elétricos. Vamos iniciar os testes com quatro veículos já no próximo ano. Estamos ainda iniciando o debate para termos um laboratório de mobilidade elétrica que envolveria o Governo do Estado e empresas interessadas. A ideia é debatermos esses temas e investirmos cada vez mais em energias renováveis”.

Casagrande participa da Feira e Fórum de Energia, em VitóriaCasagrande destacou também os investimentos no processo de transição da frota de ônibus do Transcol, trocando os motores a combustão por elétricos – Foto: Hélio Filho/Secom

Para o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, o evento é uma oportunidade do Governo do Estado apresentar seus programas e ações direcionadas ao tema. “O uso de energia renovável e a implantação de projetos sustentáveis no território capixaba são assuntos defendidos pelo governador Renato Casagrande, que recentemente participou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26). O tema em pauta é de interesse do Estado e do mundo”, pontuou.

Hoffmann reforçou que o Espírito Santo conta com uma política tributária definida para estimular investimentos em energia renovável. “Trabalhamos na atração de empresas que tenham projetos sustentáveis, temos decretos assinados pelo governador incentivando a transição energética inclusive em órgãos públicos e ainda uma PPP [Parceria Público-Privada] voltada para a instalação de miniusinas de energia solar no Estado. São muitas as ações que indicam que o Estado acredita no potencial da energia renovável e na sustentabilidade”, disse o secretário.

O Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo (Gerar), criado pela Lei nº 11.253/2021, é um instrumento de política pública eficaz, eficiente e efetivo, que tem por objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Espírito Santo, diversificando a matriz energética, descentralizando e interiorizando o desenvolvimento socioeconômico, tornando o ambiente de negócio mais competitivo e seguro.

Pautando-se em instrumentos de políticas públicas e medidas governamentais mais utilizados e modernas no cenário internacional, para fomento de energia renovável, o Programa Gerar possui seis eixos de atuação, sendo eles: instrumentos regulatórios; incentivos tributários; Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); acesso à rede; desenvolvimento regional; e financiamentos.

Também participaram da abertura da Fenergia, a subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo; o diretor de Negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Marcos Kneip Navarro; o presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini; o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo; o vice-presidente de Distribuição da EDP Brasil, João Manoel Brito Martins;  a relações institucionais da WEG, Ana Paula Hauffe Torquato; o gerente de Produção de Energia da ArcelorMittal Tubarão, Tarley Rezende Secchin; além de outros representantes de instituições e empresas.

Valedoitaúnas



banner
banner