Home - Geral - Casagrande inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na...

Casagrande inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na Serra (ES)

20 de maio de 2021

Casagrande inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na Serra (ES)Casagrande inaugura Central de Regulação do SAMU 192, na Serra, nesta quinta-feira (20) – Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, inaugurou, nesta quinta-feira (20), a nova Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do Espírito Santo. A mudança foi necessária devido à expansão do SAMU 192 em todo o Estado. Hoje, o serviço está presente em 56 municípios, representando uma cobertura de 87% da população capixaba. Por dia, a Central de Regulação recebe mais de 1.300 chamados oriundos da população.

“É muito bom estarmos aqui na Serra, que é uma cidade que lidera o Espírito Santo. A grandiosidade dessa unidade é compatível com a importância da cidade. O SAMU 192 está presente em quase 90% da população capixaba. Essa Central de Regulação representa o que é salvar vidas. Estamos vivendo uma hora muito difícil, com medidas que afetam muitas pessoas e nem todos entendem. O que estamos fazendo nos últimos meses é um trabalho que está dando resultado, como os investimentos em hospitais próprios. Estruturar o SAMU é salvar vidas dos capixabas. Vamos ampliar esse trabalho com essa estrutura que estamos entregando”, afirmou o governador.

Casagrande inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na Serra (ES)Sérgio Vidigal e o governador Renato Casagrande durante solenidade de inauguração da Central de Regulação do SAMU 192, na Serra – Foto: Hélio Filho/Secom

Atualmente, a equipe da Central de Regulação é composta por médicos socorristas, técnicos auxiliares de regulação médica, rádio operadores, enfermeiros e condutores de veículos. Além disso, o local possui ampla área de desinfecção das ambulâncias e equipamentos, refeitório, dormitório, oficina de manutenção dos carros e Núcleo de Educação Permanente.

Casagrande inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na Serra (ES)Secretário da Saúde, Nésio Fernandes lembrou que a Central de Regulação do SAMU 192 é fundamental no atendimento ao cidadão – Foto: Hélio Filho/Secom

Para o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o investimento realizado nas atividades e estruturas do SAMU 192 é fundamental para salvar vidas e garantir assistência à população em casos de urgência e emergência. “Estruturas adequadas, equipes capacitadas, equipamentos de primeira linha geram benefícios na ponta, com o cidadão atendido no tempo de resposta adequado, sempre com o objetivo de preservar a vida”, comentou.

Casagrande inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na Serra (ES)Prefeito Sérgio Vidigal agradeceu ao governador pelo trabalho que vem realizando e por ter escolhido o município da Serra para instalação da Central de Regulação do SAMU 192 – Foto: Hélio Filho/Secom

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que é médico, destacou a importância do trabalho dos profissionais de saúde. “Quero parabenizá-los, em especial, os profissionais do SAMU que dedicam sua vida por uma vida. Essa instituição representa muito para a população e digo que não é apenas SAMU 192, mas sim ‘Esperança 192’. É uma escolha muito boa essa base ser aqui na Serra. É uma honra para a cidade receber essa instituição e esses equipamentos que atendem a todo o Estado. Desejo sucesso a todos e parabéns governador pelo seu trabalho e empenho”, disse.

Casagrande inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na Serra (ES)Também estiveram presentes na solenidade, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Aguiar; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira; os prefeitos André Sampaio (Montanha) e Paulo Minetti (Venda Nova do Imigrante); os deputados estaduais Bruno Lamas e Alexandre Xambinho; a diretora presidente da Imprensa Oficial do Espírito Santo, Madalena Santana; a provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Maria da Penha Rodrigues D'Avila; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Estado, Amarílio Boni; além de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias – Foto: Hélio Filho/Secom

SAMU para Todos

Casagrande inaugura nova Central de Regulação do SAMU 192 na Serra (ES)Base  da Central de Regulação do SAMU 192, na Serra – Foto: Hélio Filho/Secom

O programa Estadual SAMU para Todos foi instituído pelo Governo do Estado em 2019, por meio do decreto N° 4548-R. O objetivo é garantir assistência pré-hospitalar móvel de urgência para 100% da população capixaba.

Atualmente, o serviço está presente em 56 municípios do Estado, representando uma cobertura populacional de aproximadamente 87%. Para atender a demanda em tempo oportuno, são 86 unidades móveis de atendimento, sendo 66 Unidades de Suporte Básico e 20 Unidades de Suporte Avançado.

O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, destaca que, ao final da expansão, serão mais de 100 ambulâncias do SAMU 192. “Esse projeto é um fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência em nosso Estado, com o objetivo que o paciente seja atendido de forma rápida e seja encaminhado para o hospital especializado de acordo com sua necessidade. Ao final da expansão, teremos 81 Unidades de Suporte Básico e 22 Unidades de Suporte Avançado, totalizando 103 ambulâncias exclusivas do SAMU 192”, explicou.

Quando acionar o SAMU 192

Saber como e quando acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência contribui para que ele possa cumprir sua função principal, que é prestar socorro à população em casos de risco à vida. Ao acionar o serviço, é preciso que a pessoa esteja ao lado do paciente para que seja garantido um atendimento ágil e adequado à situação. Em alguns casos, o acompanhante mesmo pode iniciar o atendimento com orientação do médico regulador até que o socorro chegue ao local.

O SAMU 192 realiza atendimento pré-hospitalar com prioridade para casos de risco à vida, por isso as pessoas não devem passar trotes nem ocupar as linhas telefônicas para solicitar atendimentos que não tenham esse foco.

Acione o serviço em casos de:

- Parada cardiorrespiratória;

- Dor forte no peito (infarto);

- Dificuldade de respirar/engasgo;

- Suspeita de acidente vascular cerebral (derrame);

- Intoxicação (envenenamento);

- Queimadura grave;

- Choque elétrico;

- Acidente de trânsito com vítima;

- Queda grave e fratura;

- Afogamento;

- Surto psiquiátrico;

- Ferimento causado por arma de fogo ou arma branca.

Valedoitaúnas



banner
banner