Casagrande faz entrega de instrumentos musicais para entidade que promove ensino musical
11 de setembro de 2020Renato Casagrande – Foto: Hélio Filho/Secom
O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande entregou, nesta sexta-feira (11), um total de 68 instrumentos musicais para a Entidade de Organização da Sociedade Civil (OSC) Alef Bet, de Vitória. Os instrumentos são fruto de dois Editais de Chamamento Público da Secretaria da Cultura (Secult) para entidades que promovem o ensino musical. Os editais vão entregar 907 instrumentos até o fim do ano, representando um aporte de R$ 1,1 milhão em investimento no ensino musical.
O objetivo desta parceria é desenvolver oficinas gratuitas, com os instrumentos musicais doados, visando ampliar o universo informacional, artístico e cultural, favorecendo o acesso e o aprendizado de conteúdos e habilidades promotoras do desenvolvimento pessoal dos participantes. A OSC se compromete ainda a atender os decretos do Governo do Estado e as recomendações da Organização Mundial da Saúde devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), na execução do Plano de Trabalho.
Entre os instrumentos distribuídos estão contrabaixos, violas, violoncelos, bombardinos, bumbos sinfônicos, clarinetes, clarone, flauta transversal, pratos sinfônicos, saxofones, surdina para trompete, trombone de vara, teclado e violões.
O governador Renato Casagrande destacou a importância da iniciativa. “Estamos entregando os instrumentos musicais a esta organização social. São instrumentos adquiridos através de uma emenda federal. A instituição se cadastrou e hoje está recebendo os instrumentos que serão utilizados para inclusão social através da música. São 68 instrumentos que farão a diferença na vida da comunidade”, afirmou.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, lembrou que mais instituições deverão ser contempladas. “São 907 instrumentos que vão possibilitar o ensino da música para jovens, crianças e adolescentes, ajudando a levar cidadania junto com cultura musical. As inscrições ainda estão abertas para OSCs”, disse.
A presidente da Alef Bet, Sandra Mara de Oliveira, disse que os novos instrumentos vão permitir que a entidade atenda mais pessoas. “É uma alegria receber os instrumentos porque eles serão utilizados pelas crianças da comunidade e beneficiarão famílias que nós atendemos com serviço social”, comentou.
A Instituição Associação Alef Bet vem executando ao longo dos últimos dois anos uma série de ações voltadas para atender uma demanda sociocultural das comunidades da região do Centro de Vitória e seu entorno, com atividades gratuitas e que permitam o acesso de pessoas menos favorecidas.
Valedoitaúnas