Casagrande fala de ações previstas para Nova Venécia em 2020
08 de janeiro de 2020O ano começa com planejamento e boas expectativas para o município de Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo. Durante reunião terça-feira (7), em Vitória, envolvendo o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, e o secretário municipal de Planejamento, Edson Marquiori, o governador do Estado, Renato Casagrande, reafirmou os compromissos assumidos com Nova Venécia e disse que, além daquilo que já foi feito em 2019, outras importantes obras estruturantes estão para “sair do papel” em 2020 e nos anos posteriores.
Também participaram da reunião o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, e o subsecretário de Estado da Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos ‘Kim’ e o coordenador de Governo de Nova Venécia, Renato Pazito.
Durante a reunião os gestores falaram de obras essenciais para o crescimento do município. Um dos assuntos debatidos foi o esgotamento sanitário do bairro Aeroporto, envolvendo a Cesan, que fará um novo convênio, avaliado em cerca de R$ 12 milhões, para inserir o bairro no projeto de tratamento de esgoto de Nova Venécia, completando o município em 100% de esgoto tratado quando o sistema de esgotamento sanitário estiver em pleno funcionamento.
Na ocasião Casagrande falou de outras obras tidas como prioridade. A construção da ponte no patrimônio da Penha (Perdido) e a conclusão do asfalto até o distrito do XV são duas delas. O projeto ‘Caminhos do Campo’, que hoje conta com seis quilômetros de asfalto até a APA Pedra do Elefante, deverá ganhar mais sete quilômetros até à comunidade de Santo Izidoro, em frente à igreja, atendendo à reivindicação dos moradores da comunidade, além do propósito de uma segunda etapa ligando a cidade ao patrimônio do Bis, passando pela comunidade do Refrigério.
Outro assunto em pauta que foi muito bem recebido pelo governador é o contorno de Nova Venécia, criando vias ao entorno do município, visando desafogar o tráfego de veículos pelo Centro da cidade.
O Governo do Estado também garantiu a continuidade dos programas de calçamento rural e pontes rurais, conforme demandas e projetos apresentados pelo município. Por fim, diversas questões na área da saúde foram debatidas e encaminhadas junto ao governo, entre elas a abertura da UPA 24 horas.
O prefeito saiu da reunião otimista em relação ao que foi conduzido junto ao governador. “Foi uma audiência muito rica e produtiva. Nova Venécia está sendo muito bem vista pelo Governo do Estado graças à nossa organização e seriedade na maneira de trabalhar. Fomos muito bem recebidos pelo governador e sua equipe e encaminhamos demandas que são essenciais para continuarmos crescendo de forma acelerada e organizada. Isso mostra o ótimo relacionamento e boas parcerias mantidas junto à atual gestão estadual”, disse Barrigueira.
Em 2019 o município de Nova Venécia foi contemplado com importantes obras e ações junto ao Governo do Estado: calçamentos na cidade e interior, cabeceiras de oito pontes que ligam ao distrito de Guararema, recapeamento do asfalto que liga Nova Venécia a Pinheiros, entrega de veículos, máquinas e implementos como caminhões, tratores, secadores de café, sinalização do trânsito, drenagem pluvial dos bairros Rúbia e Aeroporto, substituição de pontes de madeira por concreto no interior, assinatura dos convênios da Avenida Guanabara, Avenida Virgílio Altoé no bairro Aeroporto, calçamento do bairro Padre Giani, entre outras ações.
Para o secretário de Planejamento, Edson Marquiori, essa articulação prévia é importante para alinhar as prioridades. “Foi uma reunião de trabalho. Abordamos questões e encaminhamos ações que garantem o futuro do município. Estamos focados no desenvolvimento de Nova Venécia, comprometidos em trabalhar para que nossos projetos sejam executados e nossos anseios alcançados, assim como foi no primeiro ano”, concluiu Marquiori.
Valedoitaunas
Foto: Divulgação