Home - Geral - Casagrande divulga novo mapa de risco Covid-19

Casagrande divulga novo mapa de risco Covid-19

10 de setembro de 2021

Casagrande divulga novo mapa de risco Covid-19Governador Renato Casagrande – Foto: Reprodução/Facebook

O Governador do Espírito santo, Renato Casagrande, anunciou nesta sexta-feira (10), o novo mapa de risco Covid-19, que terá vigência a partir desta segunda-feira (13) até o próximo domingo (19).

Dede abril de 2020, quando foi instituída a estratégia de mapeamento de risco no Espírito Santo, esta é a primeira vez em que todos os 78 municípios capixabas estão classificados em risco baixo.

No novo mapa, todas 78 cidades do Estado estão classificadas em risco baixo. Não nenhuma cidade em risco moderado, alto ou extremo.

“Esse mapa todo verde é uma grande conquista e significa também vidas salvas. Uma vitória da nossa estratégia de testar e vacinar a população, que também fez a sua parte e colaborou. Também foi muito importante a nossa parceria com os municípios, que a partir de agora poderão adotar medidas mais flexíveis em suas atividades econômicas e sociais”, comentou o governador Renato Casagrande, durante a divulgação do novo mapa de risco.

Casagrande lembrou, entretanto, que o risco baixo para a Covid-19 não significa ausência de risco e reforçou que a população deve manter os cuidados para prevenção da doença, além de continuar se vacinando e fazendo o teste para detecção do vírus.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

Casagrande divulga novo mapa de risco Covid-1972º Mapa de Risco Covid-19 – Foto: Divulgação

RISCO BAIXO

Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Casagrande divulga novo mapa de risco Covid-19Mapa comparativo semanal – Foto: Divulgação

Veja o que poderá funcionar nos municípios com risco baixo:

Comércio

  • Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m², obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, sem restrição de horário de funcionamento.
  • Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (1 pessoa por 14 m²).

Shoppings

  • Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 01 (um) cliente por cada 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja.

Academias

  • Funcionamento das academias conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas.

Boates

  • Funcionamento continua proibido

Medidas Sociais

  • Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (DISK Aglomeração).
  • Obrigatoriedade para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene).
  • Abordagem às pessoas para orientação.
  • Determinação para o uso de máscaras pelas pessoas fora do ambiente residencial.
  • Proibição de funcionamento de boates.
  • Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros.
  • Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.
  • Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.
  • Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

Valedoitaúnas 



banner
banner