Home - Geral - Casagrande destaca importância da qualificação de servidores para avanço dos...

Casagrande destaca importância da qualificação de servidores para avanço dos investimentos no ES

23 de março de 2023

Casagrande destaca importância da qualificação de servidores para avanço dos investimentos no ESFoto: Hélio Filho/Secom

O segundo dia da 2ª Imersão – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, nesta quarta-feira (22), contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande. O evento acontece até esta quinta-feira (23), no Centro de Convenções de Vitória. Para os mais de 400 servidores públicos, municipais e estaduais, que participam das atividades, Casagrande destacou a importância da qualificação das equipes para que o Governo possa avançar nos investimentos.

"De 2019 2022, realizamos R$ 8 milhões em investimentos, incluindo os da nossa companhia de saneamento, mas nós vamos aumentar os investimentos, até 2026. Por isso, a gente precisa que em cada município, onde realizamos muito, seja por meio de convênios, seja por meio dos fundos, as equipes estejam preparadas para realizar as obras, de acordo com a lei", disse o governador, lembrando que neste ano o Fundo Cidades terá obras voltadas para a prevenção de eventos climáticos extremos.

"O Governo do Estado disponibilizará aos municípios, por meio do Fundo Cidades 2023 – Adaptação às Mudanças Climáticas, mais de R$ 240 milhões.  Esta qualificação de servidores, em relação à nova Lei de Licitações e Contratos Públicos, vai tornar as equipes, especialmente das prefeituras, onde os investimentos serão realizados, mais preparadas para fazermos o Espírito Santo avançar ainda mais em seu desenvolvimento", informou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso.

Impactos ambientais

O Fundo Cidades é gerenciado pela SEG e neste ano terá seus recursos aplicados em projetos e obras voltados para a redução dos impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas, prevenindo e mitigando as consequências das chuvas extremas e dos períodos de déficit hídrico.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), conselheiro Rodrigo Chamoun, parabenizou a iniciativa do Governo, de promover a qualificação de servidores com base na nova legislação. "Temos aqui um plenário lotado, público dos municípios, com foco nas obras de Engenharia. Um aprendizado e um desafio enormes", frisou Chamoun.

Ainda segundo o conselheiro, Brasil tem um histórico não tão bom sobre a eficiência das contratações relacionadas a obras públicas. “Então, essa iniciativa vem capacitar aquele está lá na ponta, que vai contratar para que as obras tenham eficiência, qualidade. Que sejam entregues dentro do tempo certo e pratiquem um preço justo. É isso o que a gente quer: produtos de qualidade para a população. Essa é mais uma iniciativa que vai ao encontro desse desejo", pontuou.

O curso intensivo sobre a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, realizado pela Secretaria do Governo (SEG), em parceria com a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), teve início nessa terça-feira (21) e será encerrado nesta quinta-feira (23). Qualifica gestores e técnicos de prefeituras e da Administração Estadual com foco nas contratações de obras e serviços de Engenharia e é ministrado pelo professor por Plínio Pires, advogado, mestre em Direito e professor de pós-graduação em licitações e contratos.



banner
banner