Casagrande anuncia novas medidas para conter pandemia no ES
18 de abril de 2020Foto: Reprodução
Em entrevista no final da tarde deste sábado (18), o governador Renato Casagrande anunciou novas medidas que serão adotadas para evitar a proliferação do Novo Coronavírus no Espírito Santo, principalmente na região Metropolitana da Grande Vitória onde se concentra o grupo de risco considerado alto. Por este motivo, serão adotadas medidas mais rígidas.
Ao anunciar a flexibilização para a abertura do comércio em 72 municípios do interior do Estado, Casagrande revelou que para os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Alfredo Chaves, que estão no mesmo grupo de risco, a situação permanece com as mesmas regras.
Segundo Casagrande, a partir de quarta-feira (22) passam a valer novas regras passam a valer para o sistema Transcol na região Metropolitana, com o uso exclusivo do Cartão GV e a restrição para circulação de coletivos apenas com passageiros sentados.
Preocupado com uma possível contaminação nestes municípios, haverá uma espécie de 'isolamento' da região, disse Casagrande. "Vamos tratar de isolar a Grande Vitória. Aqui tem 87% dos casos. Falo no sentido de controlar, em um viés sanitário, a entrada e saída da região Metropolitana. Não dá para tratar aqui os municípios de forma diferenciada".
Na entrevista, o governador fez uma referência ao prefeito de Vitória sobre a proibição da realização de feiras livres na capital. "Hoje o prefeito Luciano Rezende tomou a decisão correta. Feira é o foco de transmissão. Pode ir, mas tem que isolar, usar máscara. A gente precisa tomar medidas conjuntas aqui", disse.
Mais cedo, durante coletiva, Casagrande afirmou que as prefeituras serão responsáveis por criar mecanismos para o cumprimento das determinações do Estado em relação ao combate ao coronavírus. ‘Cabe aos prefeitos cumprir o que definem os protocolos anunciados neste sábado”, afirmou.
"Cada município com até 50 mil habitantes terá que instalar um sistema de comando de operações e um plano de contingência. É um grupo envolvendo secretarias de saúde, Defesa Civil municipal e outras pessoas da sociedade para que elabore um plano de trabalho para poder acompanhar as pessoas suspeitas, ou infectadas para que o vírus não se dissemine".
Acima de 50 mil habitantes deverão ser instalados dois comandos de operações. "Um geral, para cuidar de todas as medidas e outro de saúde, para se concentrar nessa área. Tenho uma reunião na noite deste sábado (18) para passar todas essas medidas para os prefeitos", disse o governador.
Os municípios também deverão criar um disque-aglomeração, por exemplo, para que não haja concentração de pessoas, orientar para usar máscaras e medidas de higiene, abordagem das pessoas para orientação.
Também estão entre as medidas comunicação social, por meio de rádio, carros de som e recomendação expressa para que as pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.
"Estamos com recomendação usem máscaras. No comércio, que vai reabrir segundo em cidades com risco leve, é obrigatório o uso por todos os funcionários de lojas e será recomendado ao consumidor, mas vamos incentivar o uso de máscaras. Aqui na Grande Vitória, por exemplo, vamos distribuir um milhão de máscaras em terminais a partir desta semana", disse o governador.
Mapa de Gestão de Risco
O novo critério adotado para a tomada de decisões para restrição de mobilidade e manutenção do isolamento social atende ao objetivo do Governo do Estado de achatamento da curva epidêmica da doença. Para evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado, cada município deverá seguir as orientações previstas no Mapa de Gestão de Risco, que foi desenvolvido pelo Centro de Comando e Controle (CCC) da Covid-19 com base nos dados dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde (Sesa).
Seguindo a metodologia do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, os municípios que estiverem abaixo da média de casos do Estado, estarão no Risco Baixo (Verde); os que estiverem até 50% acima da média do Estado estarão no Risco Moderado (Amarelo) e os que estiverem acima dos 50% da média do Espírito Santo estarão no Risco Alto (Vermelho). Em todos os casos será levando em conta o Coeficiente de Incidência Acumulado de casos da Covid-19, calculado pela média de casos a cada 100 mil habitantes.
Com os dados coletados até esta sexta-feira (17), o Espírito Santo tinha 23 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. Ou seja, todos os municípios que estiverem abaixo desse coeficiente estarão no Risco Baixo; os que estiverem entre 23 e 34,9/100 (até 50% acima) estarão no Risco Moderado e todos que tiverem acima dos 35 casos a cada 100 mil habitantes (acima dos 50%) estarão no Risco Alto.
Atualmente, seis municípios capixabas já se encontram na situação de Risco Alto. São eles: Alfredo Chaves, Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana – sendo que estes dois últimos têm coeficientes do grupo amarelo, mas foram incluídos no grupo vermelho por fazerem parte da Região Metropolitana e da dificuldade de se fazer o controle da interação social de seus moradores com dos demais municípios vizinhos.
Outros nove municípios que se limitamcom o grupo vermelho foram incluídos automaticamente em Risco Moderado. São eles: Anchieta, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Iconha, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina e Vargem Alta. Os 63 municípios capixabas restantes foram classificados no grupo verde, ou seja, de Risco Baixo.
O governador anunciou que, em decorrência da Grande Vitória ter municípios em Risco Alto, serão instaladas barreiras sanitárias nos limitesdos municípios, a exemplo dos postos de controle instalados nas divisas estaduais. Casagrande ressalvou que o Mapa de Gestão de Risco também estabelece que o Estado possa entrar em Risco Extremo (cor roxa), caso ocorra um aumento significativo do número de casos. Neste caso, está prevista a necessidade de realização um Pacto Social, que será um alinhamento realizado entre Governo do Estado, municípios, empresários e a sociedade civil.
CONFIRA AS MEDIDAS A SEREM IMPLEMENTADAS PELO ESTADO E PELOS MUNICÍPIOS, DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO:
RISCO BAIXO (VERDE)
Medidas Sociais:
- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (Disk Aglomeração);
- Orientação/conscientização para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene);
- Abordagem às pessoas para orientação;
- Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros;
- Monitoramento de casos suspeitos e infectados;
- Instalação do Sistema de Comando de Operações e elaboração de plano de contingência;
- Municípios acima de 50 mil habitantes deverão instalar um centro de comando geral e um centro de comando em saúde;
- Recomendação para que as pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.
Medidas Comerciais:
- Funcionamento de todos os estabelecimentos com medidas qualificadas: um cliente por dez metros quadrados, obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e observação do distanciamento social em filas;
- Funcionamento entre 10h e 17h nos municípios com menos de 70 mil habitantes;
- Escalonamento de horários de funcionamento por, no mínimo, dois turnos em municípios acima de 70 mil habitantes, com organização a critério do Município;
- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (uma pessoa por 14 metros quadrados).
Transporte Público:
- Higienização de veículos em nível Covid-19;
- Proteção obrigatória para tripulação (máscaras, álcool e luvas);
- Instalação de dispositivos de álcool em gel nos terminais;
- Distanciamento entre pessoas em filas para embarque.
Limites Municipais:
- Orientação para controle de entrada no município com barreiras sanitárias, por meio da autoridade municipal;
- Barreira sanitária nas rodoviárias.
RISCO MODERADO (AMARELO)
Medidas Sociais:
- Adoção de todas as medidas previstas para municípios do grupo de Risco Leve;
- Recomendação do isolamento social com intervenção local da autoridade pública;
- Recomendação das medidas de proteção (uso de máscara e ampliação das medidas de higiene);
- Abordagem às pessoas para recomendação;
- Monitoramento casos confirmados e suspeitos;
Medidas Comerciais:
- Funcionamento de todos os estabelecimentos com medidas qualificadas com obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes;
- Escalonamento de horários de funcionamento por, no mínimo, dois turnos em municípios acima de 70 mil habitantes, com organização a critério do Município;
- Lojas em galerias e centros comerciais devem funcionar em apenas um dos dois turnos previstos.
Transporte Público:
- Limitação de pessoas por veículo (redução de 35% da frota);
- Recomendação da utilização do CartãoGV (válido para a Grande Vitória);
- Lavagem dos pontos de ônibus com água e sabão pelo Município;
- Diminuição da oferta do serviço “bacurau” e suspensão do serviço aos domingos;
- Higienização dos veículos nos terminais por período;
- Suspensão da utilização do transporte público por idosos em horários de pico.
Limites Municipais:
- Orientação para controle de entrada no município com barreiras sanitárias, por meio de autoridade municipal;
- Barreira sanitária nas rodoviárias.
RISCO ALTO (VERMELHA)
Medidas Sociais:
- Adoção de todas as medidas previstas para municípios dos grupos de Risco Leve e Moderado;
- Determinação de isolamento social com intervenção local e aplicação de sanção;
- Determinação às pessoas para uso de máscaras;
- Monitoramento casos suspeitos e infectados.
Medidas Comerciais:
- Funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais e de estabelecimentos autorizados por regras dispostas em decretos com medidas qualificadas, definidas em protocolos específicos;
- Aplicação de multa;
Transporte Público:
- Restrição de passageiros em pé;
- Obrigatoriedade da utilização de CartãoGV (válido para Grande Vitória);
- Obrigatoriedade do uso de máscaras para tripulantes e passageiros;
Limites Municipais:
- Barreiras sanitárias nos limites dos municípios com controle rigoroso, por meio de autoridades municipal e estadual com o apoio das Forças Armadas;
- Barreira sanitária nas rodoviárias.
Imagem Ilustrativa
Valedoitaúnas