Home - Geral - Casagrande anuncia mudanças na metodologia da Matriz de Risco do...

Casagrande anuncia mudanças na metodologia da Matriz de Risco do ES

10 de julho de 2020

Casagrande anuncia mudanças na metodologia da Matriz de Risco do ESGovernador Renato Casagrande – Foto: Divulgação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou na noite desta sexta-feira (10), apresentou a nova Matriz de Risco da Covid-19 no Estado em que classifica os municípios e define regras de funcionamento de restaurantes, academias, estabelecimentos comerciais e outros serviços.

Em coletiva, Casagrande anunciou um ajuste na metodologia da Matriz de Risco, que classifica o grau de risco dos municípios capixabas com base nas ameaças e vulnerabilidades frente à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). O coeficiente de incidência da doença e a taxa de letalidade vão levar em consideração os dados referentes aos últimos 28 dias.

Também foram retiradas três variáveis externas: a necessidade da permanência do município pelo período mínimo de 14 dias quando for classificado no Risco Alto; a classificação única das cidades da Grande Vitória; e a regra limítrofe. Desta forma, todas as cidades capixabas serão classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

Casagrande comunicou também a alteração das regras para o funcionamento de lanchonetes e restaurantes, a partir da próxima semana. Nos municípios classificados como Risco Baixo, não haverá mais limitação do horário de funcionamento. Nas cidades com Risco Moderado, os estabelecimentos poderão funcionar entre 10 horas e 18 horas e também aos sábados até às 16 horas. Nas cidades de Risco Alto, será permitido o funcionamento até às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Também haverá uma alteração nos critérios de funcionamento das academias de ginástica nos municípios de Risco Moderado. A partir da próxima semana, os estabelecimentos não estarão mais limitados ao atendimento de até cinco alunos, de forma simultânea, mediante agendamento. A regra permanece em vigor nas cidades classificadas como Risco Alto. No entanto, todos os municípios devem continuar a seguir o protocolo de distanciamento mínimo entre os usuários.

Valedoitaúnas



banner
banner