Home - Geral - Casagrande abre especialização em Inteligência Artificial para servidores públicos estaduais...

Casagrande abre especialização em Inteligência Artificial para servidores públicos estaduais

27 de maio de 2025

Casagrande abre especialização em Inteligência Artificial para servidores públicos estaduaisFoto: Hélio Filho/Secom

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, realizou, nesta terça-feira (27), o lançamento da Trilha de Formação em Inteligência Artificial (IA), em evento realizado no auditório do Hub ES+, no Centro de Vitória. A iniciativa, voltada exclusivamente para os servidores públicos capixabas de todos os poderes, representa uma nova e estratégica etapa do programa Qualificar ES Formação Avançada – Coursera.

Totalmente gratuita, a trilha é composta por uma curadoria especial de cursos organizada em três níveis de aprofundamento (básico, intermediário e avançado), permitindo que servidores com diferentes perfis e níveis de conhecimento possam aprender e aplicar os conceitos de IA de forma prática, ética e eficiente.

“Mesmo não sendo um especialista em Inteligência Artificial, sei das muitas possibilidades e portas que ela abre. A IA está à nossa disposição em diversas secretarias, exemplo disso foi o lançamento do nosso Portal Inteligente ES.GOV, que conta com uma assistente virtual – a LIA. Que vai auxiliar o cidadão na obtenção dos mais de 250 serviços prestados pelo Governo do Estado. Estamos ofertando esses cursos em três níveis, pois queremos atingir o máximo de pessoas e para que possamos dar mais agilidade aos nossos serviços”, afirmou o governador.

O objetivo desta iniciativa é preparar o funcionalismo para o uso estratégico da IA na gestão pública, oferecendo ferramentas para que cada servidor possa ser protagonista da transformação digital no serviço público capixaba.

“A inovação é uma prioridade do Governo do Estado e preparar quem serve a população para lidar com as ferramentas do presente e do futuro é um compromisso nosso com a modernização do serviço público. Essa trilha vai permitir que os nossos servidores compreendam, dominem e apliquem a IA em suas rotinas, melhorando a entrega de serviços à população com mais eficiência, agilidade e inteligência. É assim que a inovação se torna acessível, humana e, acima de tudo, transformadora”, explicou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

As inscrições para a Trilha de Formação em Inteligência Artificial já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível na página oficial do programa: http://formacaoavancada.universidades.es.gov.br/formacao-ia. Ao todo, 80 mil vagas estão disponíveis. Os servidores inscritos já podem iniciar seus estudos na plataforma Coursera.

Na ocasião também foi anunciado que, a partir de setembro, a formação deverá ser aberta para toda a sociedade capixaba, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa.



banner
banner