Casa do Turismo Capixaba abre as portas no Forte São João, antigo Saldanha da Gama
09 de setembro de 2022Espaço conta com cervejaria e bistrô e foi inaugurado exatamente um ano após divulgação do projeto de revitalização
Casa do Turismo Capixaba é inaugurada em Vitória – Foto: Reprodução/TV Gazeta
A antiga sede do Clube Saldanha da Gama, no Centro de Vitória, Espírito Santo, reabriu como Casa do Turismo Capixaba nessa quinta-feira (8). A reinauguração aconteceu exatamente um ano após a divulgação do projeto de reforma.
Uma construção do período colonial, o Forte São João foi criado com a finalidade de proteger a cidade dos invasores. Em1931, o Clube Saldanha da Gama comprou a antiga sede do forte e virou referência em várias modalidades esportivas e realização de eventos, se tornando o principal clube social de Vitória.
Depois de anos fechado, o casarão foi finalmente reaberto e passou a sediar a Casa do Turismo Capixaba. Inicialmente, dois espaços foram abertos ao público, entre eles uma cervejaria com decoração que mistura um estilo contemporâneo a traços históricos, como um teto restaurado.
"Fazer parte da história, do contexto geral disso, é mais um passo para que a gente possa fazer parte, também, da história do Espírito Santo. Então a gente está muito feliz de estar nesse visual, isso aqui tudo é muito encantador", falou o empresário Kamylo Tresena.
Com a operação de estabelecimentos comerciais no local, foram criados postos de trabalho. Aline Sacheto foi uma das pessoas que conseguiram um emprego com a reabertura do casarão. Ela, que é mãe de três filhos, foi contratada para ser gerente da cervejaria.
"É uma vitória para mim. Gera um emprego para mim e pessoas que já trabalharam em eventos comigo", disse Aline.
Área externa da Casa do Turismo Capixaba – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Já o segundo andar do casarão passou a abrigar um bistrô com atendimento em área externa e também em um salão interno com vista para a baía de Vitória.
Além da restauração em alguns pontos, a história do local também foi preservada a partir de um pequeno acervo de fotos cedidas pelo Arquivo Público estadual e por pessoas conhecidas, como Clélia Vidal, gerente financeira do restaurante, que aparece em uma das fotos da galeria em um evento no salão do Saldanha no final da década de 70.
"Foi uma época bonita do clube e hoje eu estou revivendo isso com outra função, com outra vivência", falou Clélia, emocionada.
De acordo com o empresário Luciano Reis, responsável pela operação do restaurante no casarão, cerca de 20 pessoas foram contratadas para trabalharem no bistrô. Antes disso, porém, considerando a etapa de obras, ele afirma que cerca de 80 a 100 pessoas trabalharam para que o local reabrisse as portas.
Segundo piso da Casa da Cultura Capixaba abriga bistrô – Foto: Reprodução/TV Gazeta
A entrega foi da primeira fase da obra. Ainda há outros espaços para serem revitalizados no casarão, como a reinauguração do salão do antigo Saldanha da Gama.
"Com certeza vai proporcionar que as pessoas revivam aqueles tempos das festividades que aconteciam aqui, de casamentos, de aniversário, festas de carnaval", afirmou o secretário de Turismo do Espírito Santo, Fernando Rocha.
O espaço fica aberto ao público de quinta a domingo e também aos feriados.
"Um lugar de convergência de muitas culturas e um berço da história do Espírito Santo. Aqui começa o Centro Histórico de Vitória, que dialoga não só com a capital, mas com o estado todo", falou o turismólogo Luciano Andrade.
Valedoitaúnas (g1 ES)