Casa de isopor: casal viraliza com detalhes de moradia curiosa em praia de SC
30 de março de 2024Vídeos sobre a construção chamaram a atenção na internet e despertaram curiosidade sobre diferenças do material
Casal viralizou com vídeos sobre casa de isopor construída na Praia do Rosa – Foto: Instagram/Reprodução
Um casal que decidiu apostar em uma casa de isopor para morar em uma praia catarinense decidiu compartilhar bastidores da nova moradia nas redes sociais e viu as visualizações dos vídeos explodirem na última semana.
O fotógrafo e publicitário Vinicius Marafigo e a artista visual Deise Linhares são da cidade gaúcha de Canoas (RS), mas decidiram buscar um novo estilo de vida e vir morar na Praia do Rosa, em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina.
Depois de comprar um terreno na região, o casal pesquisava sobre opções de construção quando se deparou com um anúncio de construção de casas com isopor.
O formato usando o chamado EPS (sigla em inglês para poliestireno expandido, o conhecido isopor) já é utilizado na construção civil e vem ganhando espaço como alternativa à alvenaria convencional. A casa é erguida com placas de isopor sobre o fundamento. As placas são envoltas em duas malhas de aço, uma de cada lado, e cobertas por concreto.
Ainda assim, a novidade chamou a atenção dos usuários de redes sociais. Apenas um vídeo do casal teve quase 250 mil visualizações no TikTok e mais de 2 milhões no Instagram.
Em um dos vídeos, o casal mostra cinco vantagens de morar em uma casa de isopor. Em outro, eles mostram trechos da montagem da casa e da decoração com a casa pronta.
Mudança de vida
Vinícius conta que a nova moradia veio em um momento de mudança de vida do casal, saindo da cidade em que trabalhavam para estar mais perto da natureza. Os dois trabalham com uma agência de publicidade e fazem trabalhos para divulgação de marcas.
A ideia de divulgar no TikTok e no Instagram os vídeos com detalhes da casa de isopor veio após uma live em que ele e um amigo falavam sobre alimentação. O colega é vizinho, mora em um contêiner e também publica detalhes do dia a dia na morada de praia em seu canal nas redes sociais.
“Ele comentou na live sobre o fato de a casa ser de isopor e as pessoas começaram a fazer perguntas. Gostamos da troca, decidimos fazer um vídeo e aconteceu tudo isso”, conta.
O casal gostou da brincadeira e conta que já está preparando mais vídeos para responder a perguntas que surgiram nas primeiras publicações.
“A gente está descobrindo, mas estamos gostando bastante, está divertido”, conta Vinícius.
Dúvidas de usuários
Entre as dúvidas de quem conhece a casa de isopor está em geral a segurança do material. Vinícius garante que a casa é muito resistente e que o aço e o concreto que revestem as placas de isopor asseguram essa estrutura. O acabamento com reboco e tinta também torna a aparência igual à alvenaria.
“Quem vier aqui não saberá que a casa é feita com isopor até que a gente diga” afirma.
A principal vantagem está na fase de construção. Vinícius lembra que as paredes da casa foram levantadas em uma manhã. A construção de toda a casa durou cerca de quatro meses, mesmo tempo que o casal já está morando na nova residência. O custo ficou abaixo de uma construção de alvenaria, mas não muito distante.
Conforto térmico e acústico
A principal vantagem da casa de isopor que tem encantado o casal da Praia do Rosa é o conforto térmico e acústico. Esses pontos são citados inclusive em um dos vídeos do casal nas redes sociais. Vinícius conta que nos dias mais quentes, o interior da residência permanece agradável, enquanto nos períodos mais frios o ambiente fica um pouco mais quente.
O outro diferencial é o isolamento acústico. A casa fica próximo a uma casa noturna e nem mesmo durante as festas badaladas de fim de ano do Rosa o barulho incomodou.
“Os vizinhos reclamaram do barulho, mas a gente quando fecha a porta e a janela não ouve nada”, conta.
Vinícius diz estar feliz com as vantagens da casa de isopor e diz que com a visibilidade nas redes sociais pretende também estimular outras pessoas a optarem pelo novo caminho que o casal decidiu traçar no litoral catarinense.
“Temos como ideia tentar inspirar mais pessoas a buscar o que lhe faz feliz, e não somente o dinheiro ou a área profissional, deixando os planos para depois de se aposentar. A gente resolveu viver o sonho hoje”, conta.
(Fonte: NSC Total)