Carta Aberta aos servidores públicos municipais de Conceição da Barra, ES
27 de agosto de 2025Membros da Diretoria do SINDISBARRA com vereadores da Câmara Municipal de Conceição da Barra – Foto: Divulgação
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Conceição da Barra (SINDISBARRA), por meio desta Carta Aberta, vem a público esclarecer e reafirmar seu compromisso com a verdade e com a defesa intransigente dos direitos de nossa categoria.
❌ Sobre o SINDIUPES
O SINDIUPES tem agido de forma de má-fé com os servidores de Conceição da Barra. Há décadas, desconta mensalmente 1% do salário do servidor filiado, sem apresentar conquistas reais para a categoria em nosso município.
E mais grave: já foi protocolado pelo SINDIUPES, junto à Prefeitura e ao PREVICOB, um pedido de aumento da taxa de desconto de 1% para 2%, a partir do próximo mês. Trata-se de uma afronta inaceitável ao servidor público municipal.
Além disso, o SINDIUPES impõe barreiras abusivas à desfiliação, exigindo que o servidor se desloque até Vitória, em data pré-agendada, sem aceitar sequer procuração – procedimento arbitrário, injusto e desproporcional. Enquanto isso, a filiação é feita de maneira simples e imediata, revelando clara contradição.
As chamadas eleições do SINDIUPES em Conceição da Barra também carecem de lisura e transparência. Urnas são conduzidas “debaixo do braço”, e candidatas percorrem escolas em busca de votos, configurando um processo marcado por pressão e voto de cabresto, indigno de uma entidade que se diz representativa.
✅ Conquistas do SINDISBARRA
Foto: Divulgação
Em contrapartida, a luta pela readequação salarial gradativa – com reajustes de 15% em agosto de 2025, 12% em março de 2026 e 2027, 10% em 2028 e 4% em 2029 – é fruto exclusivo da mobilização do SINDISBARRA, desde janeiro deste ano.
Ainda que não tenhamos alcançado todas as reivindicações, este é um passo histórico, resultado da unidade e da força de nossa categoria.
Reconhecemos e agradecemos o apoio do Prefeito Erivan Tavares, do Secretário de Educação, Fabrício Crisóstomo Kock, do Secretário de Finanças, José Pedro Rocha Junior e sua equipe, do Procurador Municipal, Dr. Thiago Magela, bem como da Câmara de Vereadores, que tiveram a sensibilidade de dialogar e viabilizar a aprovação da Lei nº 3.103, de 19/08/2025.
Graças a essa união, o servidor já terá, ainda neste mês, o reflexo desse avanço em seu salário.
Destacamos também a participação decisiva da categoria, que compareceu em massa à assembleia convocada pelo SINDISBARRA, fortalecendo e legitimando essa conquista.
???? Conclusão
Essa vitória não é obra de entidades que apenas exploram os servidores, mas sim do SINDISBARRA, que age com pressão, unidade, perseverança e compromisso real com cada trabalhador de Conceição da Barra.
Seguiremos firmes, atentos e mobilizados, para que novos avanços sejam alcançados e para que a dignidade do servidor público municipal seja sempre respeitada.
Conceição da Barra, 23 de agosto de 2025.
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Conceição da Barra (SINDISBARRA)