Carro voador será produzido ainda neste ano no Brasil, diz Embraer
26 de abril de 2024O veículo será montado em Taubaté, no interior de São Paulo
Protótipo de "Carro voador" da Embraer será testado ainda este ano na cidade de Gavião Peixoto, a 330 km da cidade de São Paulo – Foto: Reprodução/Eve Air Mobility
A empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, a Eve Air Mobility, anunciou que irá construir o primeiro protótipo de "carro voador" (eVTOL) em tamanho real aqui no Brasil. Segundo a instituição, o veículo será produzido em Taubaté, no interior de São Paulo, "até o fim deste ano".
O protótipo em escala real é descrito como 1:1 (ou "um para um"), visto que a medida do exemplo teste é igual à do objeto real. Nos casos do modelo 1:3, por exemplo, cada unidade do arquétipo corresponde a três unidades da medida do objeto real.
Ainda, os primeiros testes devem acontecer em 2024, na cidade de Gavião Peixoto, a 330 km da cidade de São Paulo.
O "carro voador", conhecido oficialmente como eVTOL (veículo elétrico de pouso de decolagem vertical), ainda não tem nome oficial, mas é chamado internamente de Eve 01, segundo informou Daniel Moczydlower, presidente da Embraer-X, ao g1.
"A Eve só tinha montado e até colocou para voar o modelo de escala 1:3, que é como se fosse um drone gigante. Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro", diz Moczydlower ao g1. "Esta é uma etapa essencial para começar a certificação com a Anac", completou.
A Embraer já recebeu até 3 mil encomendas do eVTOL. No dia 17 de abril, a empresa recebeu um pedido para entregar até 50 "carros voadores" a uma instituição do Japão.
Quando estarão disponíveis para voo?
A previsão é de que o Eve 01 esteja pronto para voar até 2026 – Foto: Reprodução: Eve
No Brasil, a expectativa é de que o Eve 01 comece a voar em São Paulo a partir de 2026. Uma das empresas que vai promover a operação de voos comerciais na capital paulista é a Voar Aviation, que comprou 70 eVTOLs da Eve.
Ademais, Daniel Moczydlower acredita que o Brasil pode se avantajar no mundo de "carros voadores".
"A gente não saiu primeiro. Alguns países começaram antes do Brasil na corrida dos eVTOLs, mas eu ainda acho que com a combinação da Eve apoiada pela Embraer, que tem mais de 50 anos de experiência, e a competência técnica da Anac, o Brasil tem boas chances nessa corrida", diz o executivo ao g1.
"Nós já temos o maior centro de ensaio de voo do hemisfério Sul, em Gavião Peixoto. Não será preciso construir outro e a Eve já pode usar essa estrutura" completou Daniel.
(Fonte: iG)