Carro movido a cocô? Lançamento da Hyundai pode ser abastecido com fezes humanas
17 de setembro de 2024Marca investem em tecnologia que produz energia a partir de elementos como fezes humanas
Hyundai Nexo – Foto: Divulgação/Hyundai
A corrida por fontes de energia cada vez mais limpas levou a indústria automotiva a um período de forte eletrificação, mas essa não é a única forma de garantir um futuro sustentável. Há montadoras que buscam maneiras alternativas de impulsionar seus veículos, algumas até curiosas demais.
A Hyundai anunciou o desenvolvimento de um sistema que retira hidrogênio de fezes humanas. É isso mesmo que você leu: a montadora sul-coreana pretende transformar cocô em combustível para seus carros.
Ao anunciar seus esforços, a marca foge dos percursos mais tradicionais, como a própria eletrificação, mas não abandona totalmente esse caminho, pois oferece diversos modelos a bateria.
Hidrogênio a partir de fezes humanas
O anúncio do novo viés de pesquisa da fabricante de automóveis ocorreu durante a CES 2024, evento de tecnologia anual que aconteceu em janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, o sistema baseado em dejetos humanos funciona de duas formas: Waste-to-Hydrogen e Plastic-to-Hydrogen.
A primeira consiste na geração de biogás a partir de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e excrementos de animais e humanos. Por meio desse processo, a Hyundai realiza a extração de dióxido de carbono usado na produção de hidrogênio.
Já a segunda forma é baseada na utilização de plásticos incompatíveis com a reciclagem convencional, que também são convertidos em gás para a separação do hidrogênio.
Os dois modelos foram recebidos com entusiasmo e são considerados inovadores pela indústria, uma vez que utilizam materiais que seriam descartados como fonte de energia.
Aposta em hidrogênio
O hidrogênio é uma grande aposta da marca sul-coreana, que o considera um componente essencial em sua estratégia de sustentabilidade. Com mais essa fonte de energia limpa, a ideia é depender menos dos modelos elétricos fabricados atualmente.
A capacidade de purificar o meio ambiente é uma das principais vantagens do elemento. Essa característica pode ser vista em modelos como Hyundai Nexo e Toyota Mirai, que absorvem o ar poluído e emitem água potável pura como subproduto do processo de geração de energia.
Portanto, esses carros contribuem com a limpeza do ar enquanto rodam pelas cidades, uma solução eficaz para lidar com os desafios ambientais do planeta.
(Fonte: News Motor)