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Canal de Suez pode ser liberado no início da semana

27 de março de 2021

Canal de Suez pode ser liberado no início da semanaNavio Ever Given, encalhado no Canal de Suez – Foto: AFP/CNES

O porta-contêineres que bloqueia o Canal de Suez pode ser retirado no início da próxima semana, afirmou a empresa envolvida na missão para liberar a via estratégica que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, onde 200 navios aguardam para fazer a travessia.

Muito mais otimista, a empresa proprietária do cargueiro Ever Given anunciou que esperava a operação de desencalhe para este sábado (26) à noite, embora outras fontes tenham citado "dias ou semanas" para a retomada do tráfego no canal, por onde passa 10% do comércio marítimo internacional.

Apesar de o incidente ter sido inicialmente atribuído aos fortes ventos e a uma tempestade de areia, Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA), afirmou que "os fatores meteorológicos não são as razões principais para o encalhe do navio" e citou outros possíveis "erros técnicos ou humanos".

Desde quarta-feira (24), a SCA tenta liberar o navio de mais de 220 mil toneladas e com um tamanho equivalente a quatro campos de futebol. O cargueiro está preso no sul do canal, a alguns quilômetros da cidade de Suez.

Apesar de o incidente ter sido inicialmente atribuído aos fortes ventos e a uma tempestade de areia, Osama Rabie, presidente da Autoridade do Canal de Suez (SCA), afirmou que "os fatores meteorológicos não são as razões principais para o encalhe do navio" e citou outros possíveis "erros técnicos ou humanos".

Desde quarta-feira (24), a SCA tenta liberar o navio de mais de 220 mil toneladas e com um tamanho equivalente a quatro campos de futebol. O cargueiro está preso no sul do canal, a alguns quilômetros da cidade de Suez.

"Com os barcos que teremos no local, a terra que já conseguimos dragar e a maré alta, esperamos que seja suficiente para desencalhar o navio no início da próxima semana", afirmou Peter Berdowski, diretor executivo da Royal Boskalis, a matriz da Smit Salvage, a empresa holandesa contratada para ajudar na operação.

Se isto não for suficiente, será necessário retirar os contêineres para reduzir o peso do cargueiro, advertiu Berdowski, uma solução que levaria muito mais tempo.

A empresa proprietária do porta-contêineres demonstrou mais confiança. "Estamos eliminando os sedimentos com ferramentas de dragagem adicionais", afirmou Yukito Higaki, presidente da empresa japonesa Shoei Kisen, proprietária do navio.

Higaki disse que aguardava o desencalhe do "Ever Given" na madrugada de sábado para domingo.

A empresa contratada para a operação de liberação do navio expressou mais prudência até o momento e chegou a citar "dias ou até semanas" para resolver o problema.

Uma operação da SCA na sexta-feira (26), com a ajuda de rebocadores, "não teve sucesso", informou a Bernhard Schulte Shipmanagement (BSM), empresa com sede em Singapura e responsável pela gestão técnica do navio.

Mais de 200 navios esperando, segundo a revista especializada Lloyd's List, mais de 200 navios estavam bloqueados na sexta-feira nos dois extremos e na zona de espera, localizado no centro do canal, o que gera importantes atrasos na entrega de petróleo e outros produtos.

A publicação calcula que o porta-contêineres está bloqueando o equivalente a US$ 9,6 bilhões de carga por dia.

A gigante do transporte marítimo Maersk e a alemã Hapag-Lloyd informaram na quinta-feira que examinavam a possibilidade de desviar seus navios e passar pelo Cabo da Boa Esperança, um desvio de 9.000 quilômetros e pelo menos sete dias adicionais de viagem ao redor do continente africano.

Uma maré alta esperada para domingo à tarde pode "ser de grande ajuda" para as equipes técnicas que tentam liberar o navio, afirmou à AFP Plamen Natzkoff, especialista da VesselsValue.

"Se não conseguirem liberar o navio, a próxima maré alta não acontecerá antes de 15 dias e isto pode ser problemático", completou.

"O 'Ever Given' não está apenas preso na areia da superfície, também está retido dentro da margem", disse Natzkoff.

Quase 19.000 navios utilizaram o canal em 2020, segundo a SCA, o equivalente à média de 51,5 por dia.

Um relatório da Allianz Global Corporate & Specialty sobre segurança marítima aponta que o "Canal de Suez apresenta um excelente balanço de segurança em seu conjunto, e os incidentes de navegação são extremamente raros, com 75 incidentes na última década".

Valedoitaúnas/Informações UOL



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