Campanha Março Lilás e Azul Marinho terá três ações neste sábado em São Mateus, ES
11 de março de 2023Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Neste sábado (11) a campanha Março Lilás e Azul Marinho, em São Mateus, acontecerá em três lugares simultaneamente: no estacionamento do Hipermercado Casagrande, no Bairro Boa Vista, das 8h às 16h e, das 8h às 13h, na Unidade Básica de Saúde da Comunidade de Campo Grande e na Unidade de Saúde da Família do Nativo.
O foco das ações é a prevenção contra o câncer colorretal – o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres com mais de 45 anos e a segunda causa de morte no Brasil – e do colo do útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil.
Nos três locais será feito agendamento para coleta de preventivo, orientações sobre a prevenção dos dois tipos de câncer, aferição de Pressão Arterial, Testes Rápidos (HIV, SIFILIS, HEP C E HEP B) e distribuição de preservativos masculinos e femininos.
Na UBS Campo Grande haverá ainda coleta de preventivo para pacientes agendadas, enquanto na ação no Hipermercado serão disponibilizadas vacinas, principalmente a tetravalente contra HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, importantes atos de prevenção.
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS:
- Agendamento de coleta de preventivo (Hipermercado e USF Nativo);
- Coleta de preventivo para pacientes agendadas (UBS Campo Grande);
- Testes Rápidos (HIV, SIFILIS, HEP C E HEP B);
- Aferição de Pressão Arterial;
- Palestra com orientações sobre a prevenção do câncer do colo do útero;
- Distribuição de preservativo masculino e feminino;
- Vacinas, inclusive a tetravalente contra HPV (Hipermercado).