Câmara Municipal aprova sessão solene de homenagem às mulheres, em São Mateus, ES
17 de fevereiro de 2022Programação no início de março pode ter a participação da senadora Leila do vôlei
Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Mateus – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Por unanimidade, a Câmara Municipal, de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aprovou o Requerimento 002/2022, para a realização da sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Aprovada na sessão dessa terça-feira (15), a homenagem está prevista para ocorrer no dia 10, ou 12, de março, em horário e local a serem definidos. A organização está a cargo das vereadoras Ciety Cerqueira e Preta do Nascimento, autoras da proposta, que tem amparo no Regime Interno da da Casa de Leis.
Durante a sessão solene, devem ser homenageadas 33 mulheres, sendo três indicadas por cada vereador. A fim de agilizar os preparativos, os parlamentares têm até esta sexta-feira (18) para apresentar os nomes completos, com números das Carteiras de Identidade (RG), das mulheres que pretendem homenagear. O prazo é necessário para a elaboração e posterior votação em plenário dos respectivos projetos de decreto legislativo.
Enquanto isso, paralelamente, as duas vereadoras, com empenho redobrado e apoio de servidoras do Legislativo, trabalham nos preparativos, afinando programação e infraestrutura. Há a expectativa, com articulação da vereadora Preta, de ter a participação especial da senadora Leila Barros, ex-jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei com participação destacada em três Jogos Olímpicos. Leila tem tido uma participação destacada no Congresso Nacional.
Proposições
Na sessão de terça-feira (15), além do Requerimento 002/2022, a Câmara de São Mateus aprovou também outras 22 proposições, sendo 21 Indicações e um Voto de Pesar (Moção 006/2022), dirigido aos familiares da senhora Cleonice Barbosa do Rosário, em virtude de seu falecimento ocorrido em 10 de fevereiro.
Na lista das Indicações estão as seguintes: isenção de taxa de protocolo para entidades sem fins lucrativos; liberação de recursos para organização de cavalgadas no Nativo; criação de feriado municipal do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro; e disponibilização de transporte gratuito para estudantes de ensino superior oriundos de comunidades do interior que frequentam aulas na cidade.
Na sessão plenária de terça-feira (15), os vereadores indicaram ainda construção e instalação de píeres flutuantes para pescadores; contratação de horas de máquinas (patrol, retroescavadeira, tratores, caminhões e afins) para o Distrito de Nativo de Barra Nova; instalação de academia ao ar livre em Nestor Gomes e no Bairro Ayrton Senna; pavimentação asfáltica na Rua Zenor Pedrosa Rocha (trecho Emflora-Petrobras) e na Rua José Gomes (Nova Lima); patrolamento de ruas e avenidas do Bairro Morada do Lago; sinalização vertical e horizontal; além de instalação de redutores de velocidade, na Avenida Amocim Leite e na Rua Luiz Boroto (lateral da Escola Master), no Bairro Aviação.
Também foram indicadas construções de quadra poliesportiva no Assentamento Zumbi dos Palmares; Capela Mortuária em Guriri; centros de educação infantil nos bairros Santa Teresa (Ponte) e Porto; campo de futebol no Bairro Ponte; e nova praça em Nova Lima. Para Córrego Grande, a Indicação é para reforma e ampliação da Escola Pluridocente Municipal Antônio Lima. Também foram indicadas reformas do playground da Praça Dr. Péricles Ferreira Ramos (Arapongas), no Bairro de Fátima (Ideal), e do Ginásio Poliesportivo Municipal Antônio Houri, no Bairro Boa Vista.
Valedoitaúnas