Câmara homenageia lideranças negras em sessão solene, em São Mateus, neste sábado (26)
24 de novembro de 2022Foto: Divulgação
A Câmara de São Mateus, no norte do Espírito Santo, realiza neste sábado (26), sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Negra, criado pela Lei 2.115/2022. A programação será aberta às 18h, no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, sede do Parlamento, no centro da Cidade. Requerida pela primeira-secretária, vereadora Ciety Cerqueira, a cerimônia contará com palestra de Rosimar de Oliveira Silva, recitação poética e homenagens a lideranças negras indicadas pelos parlamentares.
“É com muita gratidão e, ao mesmo tempo, com muita esperança, que eu convido a nobre vereadora, os nobres vereadores e a comunidade mateense para a primeira sessão solene sobre o Dia da Consciência Negra”, convocou Ciety, durante sessão plenária nesta semana. Ela prevê uma comemoração ainda maior nos anos seguintes.
A inédita sessão pelo Dia da Consciência Negra debaterá o tema O Racismo Estrutural e os Desafios Contemporâneos. A data é comemorada tradicionalmente em 20 de novembro, dia do martírio do líder Zumbi dos Palmares, em 1695, aos 40 anos de idade.
PALESTRANTE E CONVIDADOS
Foto: Divulgação
A palestrante Rosimar de Oliveira Silva é mestre em Ensino na Educação Básica e especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça. Professora do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) e assistente social do CAPs AD de São Mateus, Rosimar é também cofundadora do Coletivo de Mulheres Pretas de São Mateus Constância D’Angola e da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência.
A programação prevê ainda a participação do babalorixá Adriano Maia dos Santos (Pai Chico) em momento de espiritualidade. A poeta Mônica Porto, da Academia Mateense de Letras, recitará trechos de suas obras literárias.
DIA MUNICIPAL
Aprovado por unanimidade na Câmara de São Mateus (Lei 2.115/2022), o Dia Municipal da Consciência Negra passa a ser considerado ponto facultativo. A mesma lei institui a Semana Municipal da Consciência Negra, a ser comemorada na rede de ensino público, “com atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo e do Município de São Mateus, e debater sobre o preconceito e discriminação”.
CAPITAL CAPIXABA
No dia 20 de novembro, por meio da Lei Estadual nº 8.790, de 27 de dezembro de 2007, anualmente acontece a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o município de São Mateus, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.
Em razão da realização da segunda etapa do Enem, a comemoração este ano foi antecipada para 18 de novembro, com a presença da governadora em exercício Jacqueline Moraes, do prefeito Daniel Santana, da deputada Janete de Sá, de vereadores e de secretários estaduais e municipais, além de lideranças do movimento negro mateense e capixaba.