Home - Política - Câmara homenageia lideranças negras em sessão solene, em São Mateus,...

Câmara homenageia lideranças negras em sessão solene, em São Mateus, neste sábado (26)

24 de novembro de 2022

Câmara homenageia lideranças negras em sessão solene, em São Mateus, neste sábado (26)Foto: Divulgação

A Câmara de São Mateus, no norte do Espírito Santo, realiza neste sábado (26), sessão solene em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Negra, criado pela Lei 2.115/2022. A programação será aberta às 18h, no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, sede do Parlamento, no centro da Cidade. Requerida pela primeira-secretária, vereadora Ciety Cerqueira, a cerimônia contará com palestra de Rosimar de Oliveira Silva, recitação poética e homenagens a lideranças negras indicadas pelos parlamentares.

“É com muita gratidão e, ao mesmo tempo, com muita esperança, que eu convido a nobre vereadora, os nobres vereadores e a comunidade mateense para a primeira sessão solene sobre o Dia da Consciência Negra”, convocou Ciety, durante sessão plenária nesta semana. Ela prevê uma comemoração ainda maior nos anos seguintes.

A inédita sessão pelo Dia da Consciência Negra debaterá o tema O Racismo Estrutural e os Desafios Contemporâneos. A data é comemorada tradicionalmente em 20 de novembro, dia do martírio do líder Zumbi dos Palmares, em 1695, aos 40 anos de idade. 

PALESTRANTE E CONVIDADOS

Câmara homenageia lideranças negras em sessão solene, em São Mateus, neste sábado (26)Foto: Divulgação

A palestrante Rosimar de Oliveira Silva é mestre em Ensino na Educação Básica e especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça. Professora do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) e assistente social do CAPs AD de São Mateus, Rosimar é também cofundadora do Coletivo de Mulheres Pretas de São Mateus Constância D’Angola e da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência.

A programação prevê ainda a participação do babalorixá Adriano Maia dos Santos (Pai Chico) em momento de espiritualidade. A poeta Mônica Porto, da Academia Mateense de Letras, recitará trechos de suas obras literárias.

DIA MUNICIPAL

Aprovado por unanimidade na Câmara de São Mateus (Lei 2.115/2022), o Dia Municipal da Consciência Negra passa a ser considerado ponto facultativo. A mesma lei institui a Semana Municipal da Consciência Negra, a ser comemorada na rede de ensino público, “com atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo e do Município de São Mateus, e debater sobre o preconceito e discriminação”.

CAPITAL CAPIXABA

No dia 20 de novembro, por meio da Lei Estadual nº 8.790, de 27 de dezembro de 2007, anualmente acontece a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o município de São Mateus, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Em razão da realização da segunda etapa do Enem, a comemoração este ano foi antecipada para 18 de novembro, com a presença da governadora em exercício Jacqueline Moraes, do prefeito Daniel Santana, da deputada Janete de Sá, de vereadores e de secretários estaduais e municipais, além de lideranças do movimento negro mateense e capixaba.



banner
banner