Câmara de São Mateus reconhece excelência no trabalho de médico cubano
15 de dezembro de 2022Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Contratado há quase uma década pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, o cubano Pedro Luís Caballero Jhonson chegou a São Mateus, no Norte do Espírito Santo, em 2013 para trabalhar na Unidade Básica de Saúde do Bairro Aviação, “com esperança de levar para vocês uma saúde de qualidade”. Com percalços pelo caminho, como a extinção do programa pela atual gestão federal, ele recebeu apoios e, com atendimento humanizado, conquistou o reconhecimento das comunidades por onde trabalhou. Essa dedicação à missão de salvar vidas recebeu o reconhecimento oficial da Câmara Municipal, por meio de um Voto de Congratulação (Moção 095/2022), apresentado pelo presidente Paulo Fundão e aprovado por unanimidade em plenário. A homenagem contempla também a médica Emília Gabriela Santos Ferreira e a enfermeira Renata Santos Morais.
Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Na Tribuna Livre, o Dr. Pedro Caballero lembrou que deixou família e amigos em Cuba, mas, sem perder suas raízes, já se sente um legítimo mateense. Por incontáveis vezes, ele repetiu a palavra gratidão, em especial ao prefeito Daniel Santana e o secretário Henrique Follador, que o acolheram para trabalhar, mesmo sem a condição legal de exercer a medicina por conta de medidas restritivas ideológicas impostas pela administração federal.
Dr. Pedro lembra que, além do Bairro Aviação, onde trabalhou por mais tempo, atuou também nas comunidades rurais de Nativo, Campo Grande, Barra Nova, Uruçuquara, Nova Lima, Paulista, Santa Leocádia, Nova Aimorés, entre outras. Foi também coordenador da Agência Municipal de Agendamentos e ainda trabalhou em Jaguaré por um ano e meio.
“Obrigado, Paulo, pela oportunidade de trazer minha voz aqui”, disse, em reconhecimento ao presidente Paulo Fundão, lembrando que já tem seu diploma revalidado e já pode atuar novamente como médico, como os profissionais brasileiros. “Estou aqui com o coração aberto, sem nunca esquecer minhas raízes. Já virei mateense, sinto esta cidade como minha. Sou mateense, sim... e sinto que estou fazendo a diferença”, resumiu.
Além de gratidão, ele conclamou parceria com a Câmara para levar saúde preventiva para todos os cantos do município. O presidente lembrou-se da primeira vez que encontrou o Dr. Pedro Luís Caballero Johnson e percebeu que ele demonstrava o prazer que nutria por ajudar o próximo. Paulo ressaltou inclusive que o médico cubano já havia recebido homenagem anterior da própria Câmara.
VEREADORES
Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Na saudação ao homenageado, o vereador Adeci de Sena se lembrou do trabalho que ele desenvolveu no Distrito de Nativo de Barra Nova, onde, inclusive, o parlamentar foi paciente do médico cubano. “O senhor deixou um grande legado na região”, disse.
Líder do prefeito na Câmara, o vereador Cristiano Balanga ressaltou o carisma especial de Dr. Pedro Caballero, um profissional que dialoga com o paciente. Para São Mateus, entende que é literalmente uma contribuição de nível internacional na medicina.
O vereador Carlinho Simião relatou que já ouviu muitos comentários positivos sobre o médico cubano. “O senhor está fazendo um belíssimo trabalho e a gente só encontra boas informações de você”, comentou. O vereador Lailson da Aroeira reforçou a simplicidade exalada pelo médico cubano, que não escolhe local para trabalhar. “Parabéns por sua coragem em vir para o País sem saber o que iria encontrar. Sinto no olhar o tamanho de sua felicidade. Nós estamos necessitados de pessoas assim como você, com esse carisma e simplicidade”.
A vereadora Preta do Nascimento exaltou que o Dr. Pedro é um profissional extremamente conhecido e querido. De acordo com ela, o doutor cubano foi o único a descobrir uma doença que atingia o netinho de uma amiga pastora.
A primeira secretária da Câmara, vereadora Ciety Cerqueira, parabenizou a medicina praticada em Cuba e lamentou o encerramento do Programa Mais Médicos. “Cortou meu coração ver os médicos indo embora”, afirmou. Ela salientou que os médicos cubanos são preparados com excelência para servir em qualquer país em que forem necessários. Ao elogiar Dr. Pedro, que já passou por outros três países, a parlamentar clamou ao presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva para retomar o Programa Mais Médicos.
O vice-presidente da Câmara, Kacio Mendes, elencou investimentos na saúde de São Mateus, parabenizou o médico pelo excelente trabalho e agradeceu por ter escolhido o Município para servir à população mais necessitada. “Ficamos muito gratos”, completou.
Com experiência de ter vivido três anos fora do Brasil, o segundo-secretário Delermano Suim observou que servir em outro país gera dificuldades de adaptação. Ele salientou que isso foi superado com humildade e demonstração de gratidão da parte do médico cubano. “Continue sempre expressando esta palavra gratidão, que sempre trará conquistas em sua vida”, recomendou.