Home - Política - Câmara de São Mateus inicia adaptação de prédios para retorno...

Câmara de São Mateus inicia adaptação de prédios para retorno ao Centro da cidade

27 de janeiro de 2022

Câmara de São Mateus inicia adaptação de prédios para retorno ao Centro da cidadePrédios da antiga sede da Prefeitura, no Centro da cidade, que abrigará a Câmara Municipal, estão passando por reforma e adaptação – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM

É grande a expectativa de vereadores, servidores e a população em geral, para o retorno da Câmara Municipal ao Centro da cidade. A inauguração da nova sede do Parlamento está programada para o meio do ano, por isso estão sendo agilizados os trâmites para reforma e adaptação dos dois imóveis cedidos pelo Poder Executivo.

Após a assinatura do termo de cessão de uso e da entrega formal das chaves dos prédios nº 40 e 70 da Avenida Jones dos Santos Neves, o vereador e presidente do Legislativo, Paulo Fundão, realizou uma visita técnica aos imóveis, acompanhado de servidores do Legislativo e, em parte da agenda, do colega parlamentar Delermano Suim.

Câmara de São Mateus inicia adaptação de prédios para retorno ao Centro da cidadePaulo Fundão realizou uma visita técnica aos imóveis, acompanhado da arquiteta Andreia Norbim e a engenheira Thais Palmas (ambas da Prefeitura), de servidores do Legislativo e do colega parlamentar, Delermano Suim – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM

Para os primeiros levantamentos, estiveram presentes ainda a arquiteta Andreia Norbim e a engenheira Thais Palmas, ambas da Prefeitura, que ficará responsável pela licitação das obras, com recursos destinados pela Câmara Municipal. A previsão inicial é de, no prédio que abrigou o Fórum Estadual, instalar o Plenário (com espaço para assistência popular), a Mesa Diretora (completa ou parcial) e as secretarias Legislativa e de Comunicação, inclusive com cabine para transmissão ao vivo das sessões plenárias.

No edifício ao lado, que possui estacionamento privativo e foi uma tradicional sede do Executivo, devem ser instaladas as demais secretarias de apoio legislativo, a recepção e gabinetes para os vereadores – individuais, se possível, coletivos. A primeira impressão dos espaços visitados foi bem positiva, possibilitando revitalizar os dois imóveis que fazem parte da história recente de São Mateus, com impactos positivos também no comércio do entorno.

Câmara de São Mateus inicia adaptação de prédios para retorno ao Centro da cidadePaulo Fundão destacou a competência da arquiteta Andreia Norbim e a engenheira Thais Palmas, responsáveis pela licitação e execução das obras – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM

Com muita confiança na competência das profissionais envolvidas, a expectativa entre vereadores e servidores é contar com uma estrutura que permita ampliar a sinergia, num sistema de cooperação, com a sociedade mateense neste retorno ao Centro.

Neste processo, uma das preocupações é adequar os prédios às exigências de acessibilidade, além, é claro, de potencializar o atendimento dos munícipes, com melhor ambiente de trabalho aos profissionais envolvidos. Essas recomendações foram reforçadas pelo diretor-geral, Roberto Motta Gomes, e pelo secretário de Administração, Dierlisson Santos Justiniano.

A determinação do presidente, Paulo Fundão, é agilizar os trabalhos para que a mudança para o novo endereço já possa ocorrer em junho ou julho.

Sedes provisórias

Concretizando-se finalmente na gestão do vereador presidente, Paulo Fundão, o sonho de construção de uma sede própria para a Câmara de São Mateus atravessa gerações. No início de sua instalação, inclusive, havia o costume de os vereadores realizarem as reuniões na casa do parlamentar que presidia o Legislativo.

O tempo foi passando e a Câmara Municipal fixou endereço na descida do Porto, em imóvel do saudoso, Joãozinho Figueiredo, no Centro. Na gestão do prefeito Gualter Loureiro, no início da década de 1980, a Câmara teve sua sede provisória na Rua Coronel Mateus Cunha, em imóvel do empresário, Ademilson Pimentel, que inclusive posteriormente foi eleito vereador.

Mais tarde, na administração Amocim Leite, a Casa de Leis funcionou em imóvel do ex-prefeito, Danilo Pirola, que acabou adquirido por Dinair Brisson Santos para abrir a Farmácia Santos, na Praça São Benedito, conforme levantamento da Secretaria de Administração.

Com o fim do contrato de aluguel no endereço anterior, a Câmara passou a funcionar no segundo andar do prédio histórico que abriga atualmente o Museu de São Mateus, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Praça Municipal). No térreo funcionavam à época o Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Gabinete Oficial do prefeito.

Em 1990, ano em que aprovou a Lei Orgânica Municipal, já na gestão do prefeito, Pedro dos Santos Alves, a Câmara mudou-se para um dos casarões do Sítio Histórico Porto de São Mateus, em imóvel tombado no Largo do Chafariz.

Em 2002, na presidência do vereador, Edio Miranda, e com comodato firmado pelo prefeito, Lauriano Zancanela, a Câmara Municipal passou a ter sua sede provisória no antigo complexo da Aracruz Celulose (atual Suzano), no Bairro Santo Antônio, onde permanece funcionando até a mudança para a sede definitiva.

Valedoitaúnas



banner
banner