Câmara de São Mateus homenageia os 80 anos de vida de Maria Carmem Barbosa
14 de julho de 2022Aprovada por unanimidade, Moção de Congratulação foi proposta pelos vereadores Adeci de Sena e Paulo Fundão
Maria Carmem Barbosa – Foto: Secom/CMSM
Nascida no já distante ano de 1942, Maria Carmem Santos Barbosa, sempre foi uma mulher de fé e de lutas diárias. Ao encarar com persistência e zelo a vida de trabalhadora rural, hoje aposentada, ela superou os anos difíceis vividos por toda a comunidade do entorno e construiu uma família que lhe enche de orgulho. Pelos seus vitoriosos 80 anos de idade, que se completam nesta quinta-feira (14), ela foi homenageada pela Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espirito Santo, com um Voto de Congratulação.
Proposta pelos vereadores Adeci de Sena e Paulo Fundão, a Moção 045/2022, com a homenagem, foi aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (12).
Ao defender a aprovação do Voto de Congratulação, o presidente da Câmara inclusive adiantou que pretendia entregar o certificado pessoalmente, junto com Adeci e Jailson Barbosa, que é filho de Maria Carmem e secretário de Comunicação do Legislativo municipal.
Filha de Maria Silvino e Alcides Rosa dos Santos, a octogenária Maria Carmem Santos Barbosa nasceu no Distrito de Nativo de Barra Nova. Do casamento com Jaias Barbosa, já falecido, construiu uma família com sete filhos: Jaias Barbosa Filho (in memoriam), Marcos Antônio Barbosa, Francisco Barbosa (in memoriam), Elisabete Barbosa dos Anjos, Jailson Barbosa, Jairo Barbosa e Elisângela Barbosa.
A família cresceu com a chegada de três noras [Rosane (viúva), Rosimarcia (divorciada) e Juciene] e um genro (Francisco). A matriarca da Família Barbosa possui 21 netos (Thiago, Diego, Jayne, Franciane, Elaine, Rodolfo, Maxilene, Aliane, Milena, Arthur, Tayná, David, Everton, Robert, Thaynara, Eduarda, Adenilton, Yasmim, Geisa, Dayse e Kelvin) e 20 bisnetos [Suzana, Alana, Ana Maria, Maria Miquele, Maria Roberta, Emanuelli, Maria Clara, Maria Lucia, Hyago (in memoriam), Heitor, João Marcos, Maria Vitoria, Daniel, João Victor, Bryan, Enzo, Sofia, Ana Julia e Melissa].
Na justificativa da homenagem, os vereadores Adeci de Sena e Paulo Fundão lembram ainda que Maria Carmem, ao ficar viúva, encarou as adversidades da vida, sem jamais perder a fé e a esperança, valores que transmitiu aos descendentes. Muito católica, ela frequenta as celebrações na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Gameleira.
Valedoitaúnas